Como ter um sono reparador, tendo que mudar turno em função do trabalho?

por Jou Eel Jia

“Inversão de turno trabalho deve ser feito de modo gradual”

Devido à profissão ou compromissos, muitas vezes trabalhamos no horário que habitualmente deveríamos estar dormindo; principalmente para os que trabalham em grandes empresas que funcionam com turnos de trabalho.

Continua após publicidade

Não tenha dúvida, trabalhar e mudar o hábito da hora do sono adquirido ao longo dos anos pode modificar a fisiologia da pessoa.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) possui o seguinte pensamento: “Deite-se ao pôr-do-sol e desperte ao raiar do sol”. Ou seja, para ter uma fisiologia energética saudável, a pessoa repousa durante a noite para recuperar seu desgaste de Jing (energia) principalmente entre 01h00 e 03h00 da manhã, quando a energia do fígado atinge o seu ápice. A mudança desse ciclo circadiano energético — período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico –, traz não somente mudanças energéticas mas também fisiológicas. Então é fundamental um período de adaptação para a inversão do período de repouso.

Recomenda-se a Meditação e Lien Ch’i (técnica da MTC que tem o objetivo de harmonizar o fluxo de energia – veja aqui). Essa técnica facilita para que o ciclo de energia do organismo se adapte a esse novo modelo de vida.

Se uma pessoa for começar a trabalhar durante a noite, na mesma empresa ou em um novo trabalho, recomendo que ela se adapte devagar, avançando gradualmente duas horas por noite, assim ela respeita seu ciclo de energia, fazendo uma transição mais saudável.

Continua após publicidade

Explico: suponha que sua nova jornada seja de entrar às 20h00 e sair às 05h00 da manhã, e atualmente essa mesma pessoa dorme às 23h00 e acorda às 08h00 da manhã. O ideal é que ela avance para dormir à 01h00 da manhã e acorde às 10h00 da manhã no primeiro dia de adaptação e assim vá avançado duas horas por noite até que a transição de horários esteja completa. Assim não haverá perturbação do ciclo energético, levando consequentemente a um menor desconforto e mal-estar.

Sugiro também uma conversa com os familiares com quem mora. A pessoa mesmo que realize uma transição mais suave, poderá ter oscilações de humor. É claro que a compreensão e colaboração da família são fundamentais nesse processo.

Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento. Evite a automedicação.

Continua após publicidade