Estudo da USP: aumento de sonolência está relacionada ao peso da pessoa

Da Redação


Trabalhadores noturnos com sobrepeso podem ser mais sonolentos

Continua após publicidade

Pesquisa apresentada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP ,relacionou o consumo de carboidratos por trabalhadores noturnos com seu grau de sonolência, sugerindo que pessoas com sobrepeso e obesidade estão mais propensas a sentirem mais sono quanto maior for a ingestão desse nutriente.

A autora do estudo, a nutricionista Patricia Xavier Soares de Andrade Nehme, realizou a intervenção alimentar com os funcionários da segurança de uma empresa da Baixada Santista, controlando alguns fatores da alimentação dos funcionários

A pesquisa, intitulada Repercussões de uma intervenção nutricional na sonolência de trabalhadores noturnos, foi orientada por Claudia Roberta de Castro Moreno e se dividiu em duas etapas: na primeira, Patrícia levantou dados gerais da população. Ao fim desse procedimento, foram sorteados os 24 participantes das semanas seguintes de estudo, que sofreriam a intervenção alimentar. Num segundo momento, a pesquisadora avaliou o grau de sonolência dos escolhidos, ainda sem a intervenção. Depois de um determinado intervalo, a quantidade de carboidratos da alimentação aumentou por cinco dias. Após um intervalo de dois dias aumentou-se também a quantidade de proteínas na alimentação noturna dos trabalhadores, também por cinco dias. Dessa série de observações, a pesquisadora concluiu que o aumento da sonolência é mediado pelo Índice de Massa Corporal (IMC), ou seja, quanto maior o IMC, maior a influência da alimentação em sua sonolência. Observou-se também que os carboidratos favorecem a sonolência nos obesos.

Segundo a pesquisadora, a intervenção alimentar não alterou a ingestão de lipídios pelos funcionários por questões éticas: “Embora pudéssemos usar lipídios de boa qualidade, que não prejudicassem a saúde das pessoas, optamos por não fazê-lo”, conta. Mas outros fatores foram controlados, como o consumo de café. Segundo Patrícia, este é um consumo alto, feito para diminuir o sono. Como era justamente isso que a pesquisa queria observar, os funcionários não puderam tomar café no período em que estavam sob análise. No entanto, a alimentação fora do trabalho era livre, ou seja, os trabalhadores puderam consumir o que normalmente consumiam. A pesquisadora conta que a intervenção utilizou como base a refeição noturna habitualmente servida pela empresa, o que facilitou a adesão dos funcionários e a interpretação dos dados.

Continua após publicidade

Refeição diurna e noturna deve ter cardápio diferenciado

Patrícia diz que a literatura é clara quanto ao fato de os trabalhadores noturnos terem maior chance de desenvolver obesidade, mas a influência do IMC na sonolência foi inesperada e não constava nos objetivos iniciais, o que aponta a importância de sua prevenção antes que traga consequências mais graves às pessoas.

Para a pesquisadora, quando se pensa que cerca de 15% a 20% da força de trabalho do País é constituída de trabalhadores noturnos, fica ainda mais clara a importância de se cuidar desses fatores e de se promover a saúde no ambiente de trabalho. Ela ainda acrescenta que a obesidade no trabalho não é uma questão pensada normalmente, sendo seu estudo uma chance para as empresas se atentarem na alimentação de seus trabalhadores, tanto por causa de seu bem-estar quanto pelo rendimento no trabalho. “Os trabalhadores noturnos costumam comer a mesma coisa que os diurnos, e ficou claro que a alimentação influi no rendimento deles. Assim, os cardápios diferenciados são uma coisa que as empresas podem começar a pensar a partir de agora”, diz ela.

Continua após publicidade

Fonte: Agência USP de Notícias