Atividade física na gravidez só deve ser praticada no segundo trimestre

por Milena Liste

"Estou no primeiro trimestre da gravidez, meu quadril aumentou muito. O que posso fazer de atividade física para não engordar, além de alimentação saudável e equilibrada?"

Continua após publicidade

 Resposta: Se você já pratica atividade física, após liberação médica, você pode dar continuidade à sua atividade habitual, desde que não ultrapasse a frequência cardíaca de 140 batimentos por minuto e o exercício seja de intensidade leve.

Como calcular os batimentos cardíacos?

1ª) Use um frequencímetro cardiaco, existem diversas marcas no mercado.

2ª) Ou através da palpação digital no pulso na linha do dedo polegar. Na palpação digital, os dedos indicador e médio sentem o batimento cardíaco da artéria e quando conseguir contar os batimentos cardíacos, marque 15 segundos e depois multiplique esse índice por 4. Por exemplo, a contagem foi 25, em 15segundos. Calcula-se então 25 vezes 4, que resulta em 100 batimentos por minuto. Este valor está ok, pois está abaixo de 140.

Continua após publicidade

Se você não é praticante, deve obter autorização médica e de preferência realizar atividades aquáticas como: hidroginástica, hidroterapia, natação e caminhada na água. A atividade física na água é a mais recomendada, pois o peso do corpo é reduzido e assim ocorre uma diminuição do impacto nas articulações.

A gestante, no decorrer dos nove meses, adquire aproximadamente um volume sanguíneo de 30%, isso pode gerar anemia e/ou inchaço no corpo inteiro, principalmente nos membros inferiores.

São contraindicados esportes como: ciclismo, equitação, mergulho e caça submarina. As duas primeiras porque o hormônio relaxina causa frouxidão ligamentar e articular o que pode gerar entorses e quedas e as duas últimas pelo aumento da pressão arterial por conta da profundidade na água.

Continua após publicidade

Vale lembrar que o ideal é praticar atividade física somente no segundo trimestre, pois no primeiro corre-se o risco de aborto e no terceiro risco de parto prematuro, além da Restrição de Crescimento Intrauterino (RCIU), onde o feto não cresce adequadamente e o bebê pode nascer abaixo do peso ideal.

Se você reparar, o período de segurança para a atividade física durante a gestação fica limitado a três meses. Portanto, cuide principalmente de sua alimentação com redução radical do sal, para evitar inchaço e aumento da pressão. E se você não tiver piscina acessível, pratique caminhada leve no plano. Se a gestante já realiza atividades pode praticar de 3 a 4 vezes por semana, se for sedentária, de 2 a 3 vezes por semana com uma hora de duração no máximo cada sessão. Também pode uma vez por semana semanalmente realizar drenagem linfática específica para gestantes.

Consulte seu obstetra. Boa sorte e parabéns.