Psicóloga ensina a combater o stress

Por Angelo Medina

 

Continua após publicidade

 

 

 


Continua após publicidade

 

Se você não é um aficionado em carnaval, estes quatro dias de folia podem ser uma ótima oportunidade para você recarregar as suas baterias. Nesta entrevista ao Vya Estelar, a psicóloga Nida Violante autora do livro Manual Anti-Stress, ED Gente, desvenda os mecanismos deste mal, fornece dicas para combatê-lo e ter uma vida saudável. Ela ensina a utilizar as mandalas para concentrar energia. Faça um teste para saber se você viveu sob o stress nos últimos 12 meses. Nida também fornece dicas para melhorar a sua vida.

Vya Estelar – O que é o stress?

Nida – O stress é uma espécie de colapso do trinômio físico, mental e emocional do ser humano em contato com o meio ambiente, causando perda de energia e desgaste. Enfim, uma resposta do organismo ao não se adaptar ao enfrentar uma situação. É como uma pane da máquina humana, ocasionada por uma inabilidade de adaptação do “Eu” às necessidades externas.

Vya Estelar – O que causa o stress?

Nida – Os principais fatores que causam o stress são os seguintes:

Materiais – falta de dinheiro, dívidas, perda de emprego, alterações da renda familiar para menos ou para mais, desafios intelectuais, transporte, trânsito…

Emocionais – perda de entes queridos, casamento, rompimento de relacionamentos, nascimento de filhos, fortes paixões, medo do futuro.

Vya Estelar – Quais são os primeiros sintomas do stress?

Nida – Dificuldade de concentração, falta de memória, nervosismo, depressão, fadiga, alteração do sono e da pressão sanguínea…

Vya Estelar – A forma como encaramos o mundo pode causar stress?

Nida – Sim e dou um conselho. Pense na sua vida como uma argila a ser modelada por você. Este trabalho será feito com o equilíbrio da mente, do corpo e das emoções. Esses três elementos dão a pessoa a quantidade necessária de energia para a sua existência e força para agir com produtividade.

Vya Estelar – Como equilibrar estes três elementos?

Nida – Eu sugiro que a pessoa trabalhe com algumas técnicas antiestresse.

Vya Estelar – Quais seriam?

Nida – Eu destacaria os exercícios de respiração, relaxamento e visualizações. Estes exercícios devem ser praticados de 15 a 30 minutos por dia e de preferência ao acordar.

Respiração – Respire sempre pelo na nariz tanto na inspiração, como na expiração.

Sentado concentrando a atenção apenas no abdômen e na respiração:

Na inspiração o abdômen se expande e na expiração se encolhe. Faça dez vezes

Respiração antiestresse

Sentado e com os olhos abertos. Inspire profundamente, retendo a respiração ao máximo que puder. Em seguida, expire forte e totalmente o ar retido, batendo os braços, levemente dobrados, como se fossem asas, nas laterais do tórax na altura das costelas. Faça três vezes.

Relaxamento sentado ou deitado

Respire livre e suavemente. Preste atenção no corpo e identifique qual a parte ou segmento dele o incomoda, ou que está tenso ou dolorido. Coloque delicadamente as mãos sobre o local. Respire suavemente e visualize o ar entrando e saindo de você e, aos poucos, limpando, liberando as tensões e relaxando o corpo.

Visualização – Casulo de Luz

Sentado ou deitado. Inspire visualizando uma brilhante luz branca entrar pela sola dos pés e subir pelo interior do corpo até o topo da cabeça. Expire visualizando a luz sair pelo topo da cabeça e cobrir o corpo por fora, envolvendo-o numa espécie de casulo de luz branca brilhante. Faça três vezes.

 

Dicas para uma vida melhor

Dedicar um tempo a si mesmo é o maior presente que você pode se dar.

Não queira conseguir tudo rapidamente e de uma só vez.

Estabeleça metas simples e fáceis de serem alcançadas para que não haja expectativas desnecessárias e nem frustrações futuras.

Não se deixe engolir pelo mundo louco à sua volta e não desanime.

Haja com dedicação, persistência e paciência.

Oriente seus propósitos para o lado luminoso e bonito da vida.

A vida desdobra a sua beleza e riqueza segundo o desvelar e o expandir da consciência.