Suco verde: não existe uma receita única

por Jocelem Salgado

“O ponto forte dessa bebida é promover uma limpeza no organismo”

Continua após publicidade

Hoje falarei sobre a bola da vez quando o assunto é emagrecimento e vida saudável: o famoso suco verde.

Basta folhear as revistas que você encontra uma foto do suco verde que agora faz parte do cardápio matinal da maioria das famosas.

Recentemente, o suco foi capa de Veja. Essa importância pode ser atribuída à sua expressiva quantidade de antioxidantes, bem como por ser apontado como um alimento capaz de promover a saciedade e ajudar na perda de peso.

E você deve estar se perguntando: Qual a receita? Não existe uma receita única. É isso mesmo! Não existe uma receita preestabelecida. Você faz o suco de acordo com o seu gosto e com o que você tem em casa. A receita básica inclui folhas verde-escuras, frutas, legumes, brotos, raízes e sementes.

Continua após publicidade

As folhas verde-escuras mais usadas são couve, espinafre, rúcula, agrião e salsinha. Por serem ricas em antioxidantes, estas folhas são capazes de afastar os radicais livres. E para melhorar o sabor do seu suco, experimente colocar hortelã ou capim-cidreira. Outra dica é variar as frutas ao máximo e dê preferência a frutas adocicadas para não ser preciso colocar açúcar na bebida. Afinal, a bebida é usada com o intuito de “limpar” ou “desintoxicar” o organismo e o açúcar é um vilão nesse processo.
Suco verde: variações na formulação são incontáveis

Maçã, laranja, pera, uva, abacaxi, melão e melancia combinam muito bem com folhas verde-escuras e são ricas em fibras e nutrientes. Algumas receitas incluem também o pepino que é diurético e dá volume à bebida, além de ser uma rica fonte de fibras. Se você consome o suco desejando melhorar o funcionamento do intestino, é possível adicionar fontes de fibras como linhaça ou chia à receita. As variações na formulação são incontáveis, por exemplo, alguns colocam gengibre outros usam água de coco e muito mais.

O elevado teor de antioxidante proveniente das matérias-primas que compõe esse suco o tornam um bom pedido pra quem deseja uma boa alimentação. Além de ser uma excelente escolha para se hidratar durante o verão.

Continua após publicidade

Essas substâncias antioxidantes são capazes de “limpar” o nosso organismo dos radicais livres. Os radicais livres são formados naturalmente pelo nosso corpo durante o metabolismo, ou seja, a transformação dos alimentos em nutrientes e energia. Mas algumas situações como estresse, tabagismo e poluição podem acelerar a produção dessas substâncias. O excesso de radicais livres é o ponto de partida para uma série de doenças; entre elas podemos incluir problemas cardiovasculares, catarata e até o câncer. Além disso, esses compostos instáveis destroem os cromossomos e são, provavelmente, responsáveis por muitas mudanças físicas associadas ao envelhecimento. O bom conteúdo de compostos antioxidantes presente em frutas e vegetais pode ajudar a neutralizar a ação dos radicais livres, prevenindo e controlando todas as doenças citadas.

Vale a pena ressaltar que é preciso combinar o suco verde com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.

Suco verde: ponto forte

O ponto forte dessa bebida é promover uma limpeza no organismo, eliminando as impurezas e os radicais livres para que ele funcione melhor. Então, nada de consumir excesso de açúcares, álcool produtos industrializados ou outros alimentos que podem “sujar” novamente o seu organismo.

E pra quem acha que o suco verde é uma novidade está muito enganado. Um trabalho realizado em 2004 avaliou a ação protetora do suco verde comercial de vegetais contra o câncer em pacientes fumantes. Os pesquisadores observaram uma diminuição do dano oxidativo ao DNA humano após avaliar vinte indivíduos fumantes tratados com suco verde durante oito semanas.

Outro trabalho realizado em 2005 também demonstrou uma ação quimiopreventiva do suco verde em linhagens celulares de câncer de mama humano, observando uma supressão da proliferação celular.

No final do ano passado, um trabalho científico avaliou a atividade antioxidante do suco verde em animais. Os resultados indicaram que a suplementação com o suco verde por 15 dias parece ter um efeito protetor contra espécies reativas.

Com todos esses resultados fica claro que o suco verde é um forte aliado no combate aos radicais livres, mas ainda não existem comprovações científicas suficientes quanto ao seu papel na perda de peso.

Esse trabalho realizado no final do ano passado constatou que os animais que receberam o suco verde por 15 dias apresentaram um menor ganho de peso em relação ao controle. No entanto, esse é o único estudo realizado até o momento quanto à redução de peso com o consumo da bebida. Estudos clínicos são necessários para comprovar a eficácia do suco verde na redução de peso.

Além disso, muitas vezes a quantidade dos ingredientes que usamos para fazer o suco não contém as concentrações suficientes dos compostos para obtermos os benefícios que esperamos. Dessa forma, algumas empresas idôneas já disponibilizam sucos desintoxicantes instantâneos que contêm quantidades cientificamente balanceadas desses compostos. Além disso, as versões industrializadas são mais práticas, costumam ser mais saborosas e o custo-benefício vale a pena. Afinal, com a correria dos dias de hoje, quem tem tempo para preparar todos os dias esses sucos e comprar ingredientes fresquinhos?

Mas, se você deseja consumir o suco fresquinho existem algumas empresas que fazem a entrega da bebida diariamente na casa do consumidor. Com toda essa praticidade, o suco verde tem lugar garantido na sua dieta.

Concluindo… O suco verde é um forte aliado no combate aos radicais livres com um poderoso mix de antioxidantes, mas ainda não existem evidências científicas suficientes para apontá-lo como um aliado na perda de peso.