Suco faz muito bem à saude! Conheça suas propriedades nutricionais

 por Patricia Davidson Haiat

Suco antioxidante para a memória

Continua após publicidade

Rendimento: 3 copos
Farinha de semente de linhaça dourada – 1 colher de sobremesa
Lecitina de soja (em grânulos) – 1 colher de sobremesa
Mamão – ½ papaya
Goiaba – 1 unidade
Limão – 1 unidade (para suco)
Água – a gosto

Modo de preparo: Bater no liquidificador as frutas e a água e coar. Bater novamente com os grânulos de lecitina de soja e a farinha de linhaça.

Propriedades nutricionais

• Lecitina de soja: rica em fosfolipídios como a fosfatidilserina, importante para manter o funcionamento das células nervosas, favorecendo a memória, atenção e cognição. Como a lecitina também favorece a emulsificação das gorduras consumidas, ela exerce importante papel no controle dos níveis de colesterol.

Continua após publicidade

• Mamão, limão e a goiaba entram como fontes de antioxidantes necessárias à proteção das células neurológicas da destruição por oxidação, mantendo o funcionamento cerebral mais ativo.

• Linhaça: para um bom funcionamento da memória precisamos de gorduras essenciais presentes na farinha de linhaça na forma de ômega-3, importante também para otimizar o funcionamento do sistema imunológico.

• A melhor forma de conservar a farinha de linhaça é em potes hermeticamente fechados dentro da geladeira, para evitar a alteração do conteúdo de gordura presente nela (altera com muita umidade, calor e exposição à luminosidade).

Continua após publicidade

Suco antidiabetes

– levedura de cerveja – ½ colher de café
– ¼ xícara de flocos de quinua real
– ¼ colher de sobremesa de canela
– 8 copos de água
– 3 maçãs vermelhas
– adoçante, se necessário

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber.

Propriedades nutricionais

• Levedura de cerveja: entra neste suco, pois é a maior fonte de cromo disponível nos alimentos, um mineral muito importante no metabolismo do açúcar. Além disso é rico em complexo B, tão importante para melhor aproveitamento dos carboidratos ingeridos ao longo do dia, bem como responsável pela produção de energia celular.

• Canela: normalmente usada como condimento, nos estudos científicos mais recentes vem sendo demonstrado efeito terapêutico significativo no controle da glicose sanguínea. A canela também tem um efeito estimulante sobre a circulação aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro estimulando o raciocínio. Isso se deve a componentes ativos e voláteis presentes em sua composição.

• Quinua: é um cereal proveniente do Peru (originalmente, mas já bem disponível em lojas de produtos naturais) rico em magnésio, cobre, zinco, fibras e proteínas nutrientes fundamentais para um melhor aproveitamento do açúcar pelo organismo. Além disso o cobre e o zinco são nutrientes com atividade antioxidante.

• Maçãs são ricas em flavonoides como o ácido elágico e a quercetina que favorecem a proteção vascular e tonificam as artérias evitando a má circulação e a deposição de placas de gordura. A maçã ainda é rica em pectina, fibra solúvel que forma um gel no nosso estomago, lentificando a absorção de carboidratos e gorduras, sendo interessante para que os níveis de açúcar se mantenham estáveis por mais tempo. Quanto mais estável ficar a glicose, melhores são as chances de haver um bom raciocínio, memória e cognição.

Suco destoxificante

– Suco de 2 laranjas;
– 1 maça;
– 1 folha de couve;
– Folhas de salsa (1 colher de chá);
– Folhas de hortelã (1 colher de café);
– Aipo (talo pequeno)

Modo de preparo: junte todos os ingredientes e passe por uma centrífuga ou liquidificador.

Propriedades nutricionais

• Couve: Possui os glicosinolatos que estimulam enzimas da detoxificação hepática, ou seja, auxilia a eliminação de toxinas pelo organismo o que contribui para aumentar a vitalidade e ENERGIA do mesmo. Excelente fonte de betacaroteno e vitamina C e E, além de possuir mais ferro e cálcio que qualquer outra verdura;

• Aipo: alto teor de fibras o que contribui para regularização intestinal e promove a saciedade. Boa fonte de potássio, vitamina C e ácido fólico.

• O suco de laranja é rico em vitamina C, potente antioxidante além de aumentar a imunidade e a energia celular. Reduz absorção de metais tóxicos.

• Maça: grande quantidade de vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, sais minerais e fibras. As fibras além de tornarem a eliminação fecal mais fácil e rápida diminuindo o risco de aparecimento de hemorroidas, diverticulites e câncer de cólon, também poderão exercer efeito na redução do colesterol plasmático.

• Salsa: Muito rica em vitaminas A e C, e boa fonte de ferro.

• Hortelã: Facilita o processo digestivo e contribuem para o bom funcionamento do sistema linfático, eliminando toxinas do organismo

Indicação

• Para melhor contribuir para a destoxificação hepática consuma 1 copo cheio pela manhã no desjejum.

Obs: As folhas de aipo não são geralmente aproveitadas, embora constituam a parte mais nutritiva da planta, pois contêm mais cálcio, ferro, potássio e vitaminas A e C do que o talo, por isso aproveite as folhas no preparo de sopas.

Suco antioxidante

– Suco de uva integral orgânico (300ml)
– 1 fatia de melancia
– 1 goiaba

Modo de preparo: junte todos os ingredientes e passe por uma centrífuga ou liquidificador.

Propriedades nutricionais

Frutas vermelhas: ricas licopeno (goiaba e melancia) e resveratrol (uva) que são poderosos antioxidantes o que contribui para a redução do risco de câncer, de doença cardiovascular e envelhecimento precoce, entre outras.

Indicação

• Para combater os radicais livres nosso corpo precisa diariamente de defesas antioxidantes, por isso faça uso dessas frutas ou sucos cerca de 1 ou 2 vezes ao dia, por exemplo nos intervalos das refeições (lanche da manhã e da tarde)

Suco energizante 1

– 5 damascos secos
– 1/4 de mamão papaia
– 300ml de água de coco
– 1 colher (chá) de gengibre fresco picado

Modo de preparo: deixe os damascos de molho em água morna por uma hora. Junte-os aos outros ingredientes e bata-os no liquidificador. Acrescente gelo.

Propriedades nutricionais

• Damasco: contém magnésio e potássio, minerais que dão ENERGIA! Também tem alta concentração de betacaroteno.

• Mamão: excelente fonte de vitaminas A e C, cálcio, potássio, fósforo evitam a fadiga e participam da produção de ENERGIA! Além disso, é uma excelente fonte de fibras e enzima digestiva (bromelina) contribuindo para a função digestiva.

• Gengibre: digestivo, estimulante e tônico.

• Água de coco: considerada um isotônico natural por ser rica em sais minerais. A presença de eletrólitos tais como sódio e potássio na água de coco possibilita a uma absorção mais rápida, recuperando as perdas destes minerais através da urina e da pele.

Indicação

A combinação de carboidratos e eletrólitos deste suco faz dele uma excelente opção de bebida pós-atividade física para restaurar a hidratação e os estoques ENERGÉTICOS do organismo.

Suco energizante 2

– 1 polpa de açaí
– 200ml de água de coco
– 2 fatias grossas de manga congelada
– Salpicar 1 colher de sobremesa de quinua em flocos.

Modo de preparo: deixe a manga no congelador por uma hora e corte duas fatias grossas da polpa. Junte-os aos outros ingredientes (exceto a quinua) e bata-os no liquidificador. Distribua em taças e acrescente a quinua em flocos por cima.

Propriedades nutricionais

Açaí: considerado um alimento de alto valor ENERGÉTICO, com elevado percentual de lipídeos de boa qualidade (60% de monoinsaturados e 13% de poliinsaturados), proteínas (teor superior ao do leite e do ovo) e minerais (destaque para o teor de ferro). O açaí possui elevado teor de antocianinas com função antioxidante, que assegura melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placa de gordura, causadores da arteriosclerose.

Quinua: cereal nativo dos Andes qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano. Rica em aminoácidos essenciais (não podemos sintetizar), além de vitaminas A, B6, B1, ferro, cálcio e fósforo.

Indicação

Em função da sua excelente composição nutricional (carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e minerais) este suco pode substituir uma pequena refeição (café da manhã ou lanche da tarde) por completo.

Dicas importantes:

• É aconselhado não acrescentar açúcar nem adoçante aos sucos, mas se for necessário faça uso de açúcar mascavo ou mel (ricos em minerais, como o ferro);

• Os sucos de preferência devem ser tomados logo para não perder algumas das suas vitaminas que se perdem com o passar do tempo, especialmente quando em contato com o ar.
• O ideal é evitar coar o suco, sempre que possível para obter o máximo de quantidade de fibras, responsáveis por garantir maior saciedade.

• É preferível que seja consumidos frutas e hortaliças livres de agrotóxicos (orgânicos), principalmente aqueles que são usados rotineiramente e os mais contaminados (ex: morango);

• Prefira comprar as frutas e hortaliças da safra, pois além de serem mais baratas estão mais concentradas em vitaminas, minerais e flavonoides;