Prática de tai chi chuan é sugerida no combate ao estresse

Da Redação


Tai chi chuan ajuda a eliminar o estresse e previne o envelhecimento

Continua após publicidade

Em sua origem, o tai chi chuan engloba o conjunto de exercícios introduzidos na China em tempos imemoriais por monges tibetanos, que visavam a integração do homem com o universo, a natureza e Deus.

Com o tempo esses exercícios foram adaptados para aprimorar a capacidade de luta e defesa pessoal, o que possibilitou o surgimento de diversas escolas com estilos diferentes. E no século I esses exercícios ganharam uma conotação terapêutica através do médico Tuo Ha.

Antiestresse

“Vivia estressada e meu médico recomendou que me dedicasse a uma atividade física saudável, pelo menos duas vezes por semana”, conta a empresária Mariana Jacinto, 33, que recebeu o tai chi chuan como sugestão.

Continua após publicidade

Segundo o médico especializado em medicina complementar Alex Botsaris (veja mais), a prática de tai chi chuan ajuda a eliminar o estresse, previne o envelhecimento e é indicada no tratamento de doenças músculoesqueléticas.

O tai chi chuan oferece uma sensação de bem-estar e calma interior, estimula a circulação sangüínea, torna a mente mais lúcida e menos dispersa. Reflexos, flexibilidade, agilidade e respiração também são favorecidos, além de postura e tônus muscular.

A base da saúde e da medicina chinesa está diretamente ligada à energia interior chamada ch’i. Os movimentos do tai chi chuan harmonizam e equilibram o fluído do ch’i, aumentando o poder interior.

Continua após publicidade

Para práticar o tai chi chuan é preciso procurar um professor idôneo e especializado.

Bibliografia: Medicina Complementar, Alex Botsaris, Editora Nova Era