Cuidar do corpo ajuda a produzir pensamentos positivos

por Thaís Petroff

“Noites maldormidas, alimentação ruim, vícios, sedentarismo, tudo isso influencia negativamente nossos pensamentos, nossas emoções (nosso humor) e nossos comportamentos”

Continua após publicidade

Quando se fala de psicologia ou psicoterapia logo associamos a questões ligadas à mente, mas somos um ser uno e a mente não pode ser desvinculada do corpo.

Na TCC, falamos muito sobre pensamentos, emoções e comportamentos, mas não se pode deixar de levar em conta que somos um organismo e que é através dele que esses eventos acontecem. Os pensamentos influenciam as emoções, que por sua vez influenciam os comportamentos, que acabam influenciando os pensamentos. Mas o modo como lidamos com nosso corpo também influencia esses fenômenos acima.

Noites maldormidas, alimentação ruim, vícios, sedentarismo, tudo isso influencia negativamente nossos pensamentos, nossas emoções (nosso humor) e nossos comportamentos.

É possível comer um monte de comida gordurosa e sentir-se alegre e disposto em seguida? É viável dormir mal e ter pensamentos claros e positivos? Pode-se utilizar algum tipo de droga e ter comportamentos eficazes e adequados? Há alguém que possa ser totalmente sedentário e ter um ótimo humor?

Continua após publicidade

Cuidar do corpo tem como resultante cuidar da psique (mente). Somos seres integrais. Para facilitar o estudo, a ciência destrincha as áreas de conhecimento do ser humano por partes. Mas na prática essa divisão não deveria acontecer. Mente e corpo se interinfluenciam e por isso para cuidar de um, não se pode excluir o outro.