Sente-se desmotivado? Mudar sua percepção poderá ajudá-lo

por Thaís Petroff

“Quando não houver motivação frente a algo, devido a uma projeção negativa, o segredo é abrir o leque de opções, através das imagens mentais e pensamentos positivos. A partir disso, escolher alguma dessas possibilidades, a que lhe for mais interessante, e visualizá-la como algo que tem grande chance de ocorrer”

Continua após publicidade

Recebo muitos contatos de pessoas querendo saber como fazem para obter maior entusiasmo, paixão, motivação em suas vidas, seja no trabalho, na rotina diária, nos estudos, nos exercícios físicos e em outras tantas áreas.

É importante perceber que o entusiasmo cresce de acordo com a ideia que você faz da situação. Ou seja, quanto mais positiva é a imagem que você tem como resultante do evento, maior será sua motivação.

Quando “sonhamos acordados” imaginando um futuro repleto de bons acontecimentos, de prosperidade e de grandes feitos, sentimo-nos alegres, cheios de vida e de vontade de fazer as coisas acontecerem. Pelo contrário, quando vemos um futuro “negro”, com acontecimentos ruins, insucesso ou ainda sem a possibilidade de alcançarmos nossos sonhos, ficamos desanimados, cabisbaixos e até apáticos. Portanto, a resposta para todos esses questionamentos está aí: quais os pensamentos que temos a respeito de determinado assunto? Dependendo do pensamento, já saberemos nosso humor ou sentimento frente àquilo.

O que podemos fazer com essa informação?

Continua após publicidade

O fato de termos consciência de que nossos pensamentos ou imagens mentais determinarão como nos sentiremos frente a algo, nos dá um poder imenso em mãos. Através disso você pode ter o controle de suas emoções e humores, não somente com relação a algo que possa acontecer no futuro, mas como também no presente.

Se imagens ruins ou pensamentos pessimistas geram desânimo e insegurança, visualizações de sucesso e pensamentos positivos fazem o contrário. Sabendo disso, o que pode ser feito é: quando perceber a falta de entusiasmo ou de motivação frente a certas emoções, questione por que o humor positivo não está presente. O intuito é trazer à consciência pensamentos ou imagens que corroborem esse estado de espírito. Percebendo o que se vê de negativo frente a essa questão, pode-se fazer o exercício de pensar em outras opções diferentes dessa, que também sejam plausíveis ou possíveis de tornarem-se realidade.

Só o fato de perceber que há outras possibilidades viáveis, fora essa primeira que se havia pensado, já permite uma mudança no estado de espírito, pois a pessoa percebe que tem opções e não está fadada a algo único (ainda ruim). No entanto, o que auxiliará a criar uma predisposição realmente mais positiva será mentalizar e visualizar uma opção que lhe seja interessante e desafiadora. Ao fazer isso, se cria um novo cenário para a situação, mais motivador e instigante e, a partir desse, pode começar a investir sua energia em um caminho que faça com que você se aproxime cada vez mais desse foco ou meta.

Continua após publicidade

Há coisas que vivenciadas e praticadas permitem que você obtenha cada vez mais motivação e desejo por elas, mesmo que antes de experimentá-las elas pareçam enfadonhas e até te causem certa aversão. É o caso, por exemplo, de exercícios físicos. Quantas pessoas sabem que precisam praticar alguma atividade física, mas fogem disso porque julgam ser algo maçante, chato ou até encontram mil desculpas para dizer que não tem essa possibilidade.

Quando essas pessoas permitem-se realmente experimentar durante algum tempo uma atividade da qual percebam ter algum benefício, muitas vezes, acabam apaixonando-se e até sentindo falta quando não praticam. Quando não houver motivação frente a algo, devido a uma projeção negativa, o segredo é abrir o leque de opções, através das imagens mentais e pensamentos positivos. A partir disso, escolher alguma dessas possibilidades, a que lhe for mais interessante, e visualizá-la como algo que tem grande chance de ocorrer. Refletir sobre o que é necessário para que isso seja conquistado e entrar em ação, pois o prazer muitas vezes advém da prática.