Namoro teen; resolva os conflitos

por Anette Lewin

“Ficamos algumas vezes, mas mantivemos a amizade normal. Agora quero saber se ela gosta de mim, pois fiquei interessado nela, mas ela já me viu com outras garotas”

Continua após publicidade

Resposta: Se você gosta dela e tem algum sinal de que ela possa corresponder deve sim falar do que sente. Mesmo correndo o risco de ouvir um ‘não’. Antes de falar, evite dar atenção a outras garotas na frente dela, pois a mensagem que você estará passando será de falta de interesse e não de interesse, não é? Depois, quando conversar com ela, vá dando sinais do seu interesse através de olhares, brincadeiras insinuantes, enfim, aquelas coisas típicas de quem está “chavecando”. Você já notou que dá para perceber de longe um casal que está paquerando? Mesmo que não possamos ouvir uma só palavra do que conversam, fica claro quando a conversa é de amigos e quando é de chaveco, não é? O mais importante é usar sua sensibilidade para saber o que falar, como falar e quando falar. E, principalmente saber ouvir, tanto o que ela fala com palavras quanto o que ela fala com atitudes.

Namoro há mais de um ano, sou virgem, meu namorado me pressiona para a gente transar
Tenho 18 anos e ele 16, tenho medo de transar e depois ele me dispensar. Ele é do tipo durão e exigente

Resposta: Você só deve transar quando se sentir preparada para isso, nunca por pressão. Converse com seu namorado e não fique prometendo o que não está em condições de fazer ainda. Diga a ele que a forma dele te pressionar, está te deixando insegura e, que para transar, você deve estar “à vontade” e ” com vontade”. E te deixar “à vontade” e “com vontade” depende também da forma como ele te trata. Enfim, vocês dois ainda têm que desenvolver uma cumplicidade maior antes de irem para a cama para que a sexualidade aconteça de forma adequada e você não inicie sua vida sexual de uma forma errada.

Uso drogas e bebo muito. Perdi meu namorado por causa disso

Continua após publicidade

Resposta: Você precisa se preocupar com você mesma antes de pensar em namoro. Precisa se tratar. Ninguém consegue estabelecer um bom relacionamento com outra pessoa se não estiver bem consigo mesma.

Bebendo e usando drogas sua ansiedade tende a aumentar cada vez mais e, sem apoio psicológico, dificilmente você conseguirá lidar com isso que você chama de angústia, mas que na verdade é uma intolerância a qualquer tipo de frustração. Procure apoio médico e psicológico. É o melhor que você pode fazer por você mesma.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade