Como escolher um tênis de corrida?

por Simone Sarti

“… o tamanho do tênis, que deve ser um número maior ou ter um espaço de 1,5 a 2,5 cm entre a ponta do dedo maior e o calçado, pois em longas distâncias os pés incham e você pode ter problemas com as unhas, inclusive perdê-las”

Continua após publicidade

Resposta: Para escolher um tênis de corrida, é praticamente obrigatório que você conheça seu tipo de pé e padrão de pisada, pois a corrida é uma atividade que vai exigir bem mais de suas articulações, músculos e etc e, portanto, deve-se tomar um cuidado maior.

Na questão anterior (clique aqui e leia), foram dadas as dicas de como fazer para determinar as características de cada pé e tipo de pisada. Cada tênis terá as características que cada um precisar, lembrando que a função de todo tênis é amortecer o impacto e estabilizar os movimentos.

Para quem passou ou não por todas aquelas etapas(vide link acima), vale lembrar outras questões que podem ajudar na escolha. Por exemplo, o tipo de treinamento. Se você faz corrida de velocidade, os tênis deverão ser extremamente leves, priorizando a estabilidade e se fizer corrida de distância o que mais deve contar é o conforto, a resistência e flexibilidade do calçado.

Dicas para acertar na escolha do tênis

– Considerando o tênis adequado às suas características, leve em conta o tamanho do tênis, que deve ser um número maior ou ter um espaço de 1,5 a 2,5 cm entre a ponta do dedo maior e o calçado, pois em longas distâncias os pés incham e você pode ter problemas com as unhas, inclusive perdê-las. Porém, o calcanhar não pode ficar se movendo para fora do tênis durante as passadas.

Continua após publicidade

– Verifique se você movimenta todos os dedos dentro do tênis.

– Na hora de comprar leve as meias que você costuma usar para correr.

Use o seu tênis de corrida apenas para correr e se possível alterne dois pares de tênis, principalmente se você faz longas distaâcias ou se corre todos os dias

Continua após publicidade

Bons tênis, hoje em dia, costumam ser caros, pois há muita tecnologia aplicada ali, porém a saúde de seus joelhos, pés tornozelos e etc, valem muito mais.