Assalto na saída do trabalho: saiba como lidar com o trauma e o pânico

por Eduardo Ferreira Santos

“Há meses atrás passei por um assalto, fiquei uns 15 dias com medo de todas as pessoas desconhecidas que se aproximavam. O assalto aconteceu na saída do trabalho. Saí de férias. No retorno, comecei a sentir tremores, vômito e diarreia. Os sintomas se intensificam quando me deparo com alguém na saída do trabalho. Fiz ecografia abdominal, resultado normal, exames de sangue, também normal. Esses sintomas podem ser síndrome do pânico? O ideal seria a procura de um psicólogo ou psiquiatra? Agradeço sua atenção.”

Continua após publicidade

Resposta: Algum tempo após vivenciar um evento traumático (o assalto, por exemplo) a pessoa pode desenvolver um quadro de ansiedade chamado de Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Este quadro é bastante complexo e envolve tanto sintomas depressivos (como desânimo, perda de apetite, desinteresse nas relações pessoais e de trabalho/estudo), quanto sintomas de ansiedade; tanto psiquicos quanto físicos (palpitações, diarreia, dores musculares).

No seu caso, acredito na possibilidade de estar ocorrendo crises agudas de ansiedade (parecidas com o Transtorno do Pânico) como sintoma do TEPT.

Sugiro que você procure um psiquiatra que seja também psicoterapeuta para poder avaliar melhor o seu quadro e tratá-la adequadamente.

Continua após publicidade

Atenção!

Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.