Transtorno de estresse pós-traumático tem cura?

por Eduardo Ferreira Santos

“Ou é um problema que não tem cura, apenas tratamento para melhora? A pessoa precisa tomar medicamento por toda a vida para manter a remissão dos sintomas?”

Continua após publicidade

Resposta: Em um verdadeiro caso de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), em que a pessoa não apresentava anteriormente nenhuma disfunção psíquica e apenas desenvolveu o transtorno após o trauma, aí sim o transtorno tem cura, se tratado rápida, adequada e eficientemente.

Por outro lado, o TRAUMA pode ter sido apenas um “gatilho” para um problema anterior e aí sim, o tratamento será mais longo e, provavelmente, com o uso de medicação continuada.

Tudo depende de qual é a patologia psíquica de base que o paciente tenha. Se for um quadro de esquizofrenia ou transtorno bipolar provavelmente terá que ser medicado para sempre como, por exemplo, um paciente diabético.

Alguns casos de Transtorno de Personalidade, após algum tempo indeterminado, podem, acompanhado de intensa psicoterapia, apresentarem melhoras significativas que dispensem a medicação.

Continua após publicidade

Enfim, em Medicina no geral e na Psiquiatria em particular: CADA CASO É UM CASO!!!