Como é a terapia com fundamentos junguianos?

por Rosemeire Zago

 

Continua após publicidade

Resposta: Todo psicólogo segue uma linha, ou seja, uma teoria como base de sua atuação. No caso Junguiano é devido ao nome do psiquiatra suiço Carl Gustav Jung (1875-1961). Seu pai e vários parentes eram pastores, e desde a infância Jung foi afetado por questões religiosas e espirituais.

A psicologia de Jung está basicamente interessada no equilíbrio entre os processos conscientes e inconscientes. Seu objetivo sempre foi o de ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e que através desse conhecimento e da reflexão de seus comportamentos pudessem usufruir de vidas mais plenas e felizes.

Isso é apenas um breve resumo, pois sua teoria é muito ampla. Para quem quer se aprofundar em sua teoria, a indicação é começar lendo sua autobiografia: Memórias, Sonhos e Reflexões. No prólogo ele cita: “Minha vida é a história de um inconsciente que se realizou”, o que confirma o quanto é importante o reconhecimento do inconsciente em nossa vida. A leitura desse livro é imprescindível não apenas para uma maior compreensão da vida do criador da psicologia analítica, como também para um melhor entendimento de seus conceitos.

Jung trabalha com conceitos muito profundos e complexos que envolvem, por exemplo, arquétipos, interpretação simbólica dos sonhos… São quase 24 conceitos, que não teria como resumi-los aqui, mas a título de curiosidade cito aqui os principais:

Continua após publicidade

– Atitudes: introversão e extroversão;

– Funções: pensamento, sentimento, sensação e intuição;

– Inconsciente pessoal;

Continua após publicidade

– Inconsciente coletivo;

– Arquétipos;

– Símbolos;

– Instinto e vontade;

– Complexo/constelação;

– Persona;

– Sombra;

– Anima e animus;

– Self;

– Função Transcendente;

– Processo de individuação;

– Sincronicidade.