Não consigo terminar namoro de nove meses

Por Anette Lewin

Sempre que falo que não ‘tô’ gostando do relacionamento ela começa a chorar e tenho medo que ela possa tomar uma atitude suicida…

Continua após publicidade

Resposta: Terminar um relacionamento requer, em princípio, os mesmos cuidados que iniciar: sensibilidade, cuidado e paciência. Você está tentando ser cuidadoso, já é um passo. Nesse momento, é melhor ouvir o que ela tem para desabafar do que falar qualquer coisa. Tudo o que você disser num clima emocional poderá ser interpretado como insegurança e renovar as ‘esperanças’ de uma volta, portanto ouça-a e só se manifeste para reafirmar, delicadamente, sua vontade de terminar. Quanto às atitudes dela de se machucar, etc, não se sinta culpado. Cada um tem uma forma de lidar com suas frustrações e não é você que vai mudar o jeito dela.

‘Dar um tempo’ pode ser o fim do namoro? 

Resposta: ‘Dar um tempo’ pode significar adeus sim. Apesar de seus 18 anos, você tem maturidade para entender isso. No entanto, pode ser literalmente dar um tempo e não sabemos o que se passa na cabeça dela. Se a sua sensibilidade aponta que ‘estar por perto’ tem mais sentido, faça disso a ‘coisa grande’ para tentar reconquistá-la. Esteja presente, mas sem pressioná-la, é o melhor que você pode oferecer nesse momento.

Ele terminou o namoro, mas vem visitar o cachorro
Foram cinco anos de namoro, mas ele deixou o cachorro dele aqui e vem sempre

Resposta: Seria melhor, ao invés de tentar entender o que ele quer com você, você tentar entender o que você quer com ele hoje. Se você investiu numa relação e agora está com pena de ‘perder’ o que investiu, pense ‘maior’. Esqueça o que passou. Você pode acabar perdendo muito mais se insistir num relacionamento que não te dá mais retorno afetivo. Tenha uma conversa franca com ele, explique o que sente, peça para ele fazer o mesmo e, se for o caso, devolva o cachorro. Ou sugira ficarem um tempo afastados para entenderem melhor o que sentem. Afinal, são cinco anos e pode ser que o relacionamento esteja apenas passando por uma fase de crise.

Continua após publicidade

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento