Como lidar com a ansiedade de se fazer um teste psicológico

por Roberto Santos

Vou fazer pela primeira vez um teste psicológico para o cargo de estagiário de segurança no trabalho. O que você acha que vai ser aplicado? Qual deve ser meu foco em relação ao perfil da vaga?

Continua após publicidade

Resposta: Testes psicológicos, entrevistas, dinâmicas de grupo e outras técnicas de avaliação de candidatos quando bem selecionadas, planejadas, aplicadas e interpretadas deveriam oferecer informações baseadas em amostras de comportamento.

No caso de dinâmicas, entrevistas e questões, tudo deve ser cientificamente escolhido por psicólogos, para compor um instrumento de avaliação, que deve ser previamente validado quanto à sua precisão de avaliação de certas características pessoais como: personalidade, inteligência certas aptidões (numérica, verbal, espacial, etc).

A ansiedade de se fazer um teste psicológico pela primeira vez é bastante normal, pois é o medo do desconhecido. Porém, esse temor não pode passar dos limites o que poderá prejudicar seu próprio desempenho no teste. O melhor é fazer o melhor que pode e ser você mesma, sempre. A outra parte de sua pergunta, qual deve ser o perfil da vaga, é algo que qualquer candidato a uma vaga deve pesquisar ou refletir antes de ir para a entrevista ou dinâmica.

No caso da vaga de estágio em segurança do trabalho, imagino que o trabalho terá a ver com algum curso que você esteja fazendo. Então, seria bom você estudar sobre Segurança no Trabalho porque esse deverá ser o foco da avaliação como um todo. Agora, se você não sabe o que se faz nessa área e o que se espera de seus profissionais, sugiro que estude um pouco mais antes de procurar estágio, não é mesmo? Boa sorte em seus atos seguros e evite as condições inseguras de trabalho em sua trajetória.

Continua após publicidade