Sou muito tímida. Sempre tenho de beber antes de ir a uma festa

por Danilo Baltieri 

"Como faço para acabar com isso?"

Continua após publicidade

Resposta: Timidez é um termo popular que tem sido traduzido, na linguagem técnica, em muitos diferentes termos: ansiedade social, apreensão para a comunicação, déficits em habilidades sociais, reticência, dentre outros.

Como um denominador comum e possível definição geral, o dito tímido demonstra sentimentos de ansiedade ou desconforto em situações sociais específicas, retirando-se ou esquivando-se das mesmas, e demonstrando alguma reação fisiológica durante a exposição social. O chamado "tímido" pode assim se autointitular em momentos em que demonstra dificuldades para encontros públicos (festas, por exemplo) e/ou até mesmo privados (preferir manter-se sozinho em casa, por exemplo).

Desta forma, muitos estudos acabam por investigar aspectos muitas vezes distintos de um mesmo fenômeno multifacetado. Na verdade, dificuldades de interação social podem estar relacionados com problemas associados ao consumo de bebidas alcoólicas. Mas, também, a associação parece não ser direta, perpassando por outras características de personalidade, expectativas, aprendizado etc.

Por exemplo, algumas pessoas ditas "tímidas" podem ter a expectativa de que beber antes de um encontro social lhes facilitará a interação social, ou mesmo ter sido aconselhadas por pares a fazer isso. É claro que o álcool exerce efeitos de desinibição social; todavia, estamos aqui enfatizando que outros fatores podem interagir neste relacionamento: "timidez" – "problemas com o consumo de bebidas alcoólicas".

Continua após publicidade

Problemas de interação social ou mesmo déficits de sociabilidade podem trazer vários malefícios para aqueles que disso padecem. Pessoas com tais dificuldades devem procurar profissional de saúde mental para que possam ser adequadamente avaliadas e, se necessário, tratadas.

Na minha prática diária, os ditos "tímidos" podem ter problemas bastante diferentes entre si. E, consequentemente, o manejo clínico será diferente. Outrossim, em amostras de adultos jovens, cerca de 80% referem ter sido "tímidos" em algum momento de suas vidas. Desta feita, a "timidez" pode ocorrer apenas em alguns momentos da vida e ser superada espontaneamente; de outra forma, pode ser continuada e trazer malefícios.

De qualquer forma, você está percebendo que algo errado ocorre com o seu padrão de consumo de bebidas alcoólicas. E também está fazendo uma associação entre a sua timidez e esse consumo. Está no momento de procurar um profissional de saúde mental para poder ajudá-la: um bom psicólogo ou mesmo um psiquiatra.

Continua após publicidade

Atenção!

Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.