Como perder peso e tonificar os músculos após a gravidez?

por Simone Sarti

Tenho 38 anos e engravidei pela terceira vez, aumentei muito de peso, embora já tenha perdido muitos quilos. Meu bebê está com 3 meses. Meu corpo se encontra muito flácido e com aquela barriguinha que incomoda. Gostaria de saber quais exercícios posso realizar para melhorar minha condição física e tonificar com resultados mais rápidos.

Continua após publicidade

Resposta: Durante a gestação ocorrem uma infinidade de alterações fisiológicas. Ocorrem alterações hormonais que provocam frouxidão ligamentar, sonolência, aumento do apetite e aumento também do estoque de gordura corporal. Portanto é natural que o corpo precise de um tempo para voltar ao normal. O biótipo de cada uma e fatores genéticos, vão influenciar no tempo que vai levar para voltar à boa forma.

A mulher que se manteve ativa durante a gestação, tem maiores chances de voltar mais rapidamente à antiga forma.

Se até então, você estava parada, deve começar devagar, dentro de seus limites. O trabalho aeróbio é tão necessário e importante quanto os exercícios localizados. Deve ser realizado por mais de 30 minutos (gradativamente), 3 a 4 vezes na semana. Inicie com atividades de menor impacto: bicicleta, caminhada, natação, para depois tentar correr ou trotar – clique aqui e leia. É principalmente essa atividade que vai fazer você perder peso.

Para tonificar os músculos, faça os exercícios localizados com pesos, visando melhorar a resistência muscular(séries de 15 a 20 repetições), para depois de adaptada a esse programa poder aumentar a carga (peso) e diminuir as repetições. O programa deve ser completo, trabalhando todos os grupos musculares, para que haja fortalecimento equilibrado de todo o corpo.

Continua após publicidade

Porém, como na gestação os músculos da parede abdominal se distendem na medida em que o feto vai aumentando de tamanho, essa musculatura vai se tornando mais fraca e provocando também um aumento da curvatura lombar. Isso faz com que seja necessário dar uma atenção a mais para essa região. Portanto, os exercícios abdominais devem ser bem elaborados, trabalhando não só a musculatura mais superficial(reto abdominal, oblíquos interno e externo) como também a mais interna (transverso do abdome). Para isso além dos tradicionais exercícios abdominais, faz-se também o trabalho isométrico (com contração da musculatura, porém sem movimento do tronco).

A região lombar também deve ser fortalecida, mas aqui uma atenção especial deve ser dada ao alongamento, pois foi uma região que suportou bastante peso e precisa de uma boa relaxada.

 

Continua após publicidade