Cuidados com a saúde para quem trabalha em pé

por Milena Liste

“Quem trabalha em pé ou tem de ficar em pé por muitas horas no trabalho, está sujeito a ter que tipos de problema de saúde? Tem como preveni-los? E para quem já tem problemas, o que fazer?”

Continua após publicidade

Resposta: Trabalhar em uma posição a maior parte do tempo pode causar doença relacionada ao trabalho.

Em 1998 o INSS introduziu o termo DORT- Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho, a qual também se usava o termo LER (Lesões por esforços repetitivos), adquirido no trabalho.

O trabalho em pé, sob o ponto de vista muscular e articular, pode gerar lombalgia. Ou seja, dor na região lombar por ficar com as pernas retas, forçando a musculatura dos membros inferiores e sobrecarregando a coluna lombar como consequência da posição em pé.

O que fazer?

Continua após publicidade

Recomenda se alongar as pernas, duas vezes ao dia e a coluna lombar uma vez ao dia.

Colocar um calço sob o pé e alternar várias vezes ao dia, melhora a sobrecarga na lombar. O calço sob o pé pode ser um banquinho ou uma caixinha da altura de um degrau. Com o apoio do pé, a outra perna fica semiflexionada apoiando o corpo. A pessoa vai alternando o pé de apoio com frequência e não sobrecarrega a coluna lombar.

Quanto ao sistema circulatório, quem fica sentado ou em pé o dia todo, a circulação sanguínea (realizada pelo sistema cardiovascular, veias e artérias) torna se deficitária pela falta de movimento e pela manutenção exacerbada em carga horária na mesma posição.

Continua após publicidade

– Recomenda-se a parada da jornada a cada hora ou hora e meia, deambular (caminhar) um pouco, aproximadamente cinco minutos;

– Ficar deitado com as pernas numa altura acima do coração por 30 minutos uma vez ao dia (pode ser antes ou após o trabalho, em casa). Quando a pessoa ficar nesta posição descansando com as pernas para cima, as pernas devem ficar sob uma almofada alta e assim ficará semiflexionada.

Porém, na minha opinião, qualidade de vida se estende à vida como um todo. Se o trabalhador pode fazer pausa para fumar, pode usar a pausa para se alongar. Na hora do almoço pode caminhar um pouco mais, subir escadas… Já em casa, realizar exercícios físicos aeróbios como caminhada ou corrida, esteira, bicicleta, natação ou qualquer outra atividade que fortaleça o sistema cardiovascular.

Quem já tem o agravo como lombalgia, procure um ortopedista e posteriormente um fisioterapeuta.

Quem já está com as pernas inchadas ou veias varicosas, procure um médico angiologista e um profissional de Educação Física.

Boa sorte!