Trabalhe com entrega, um dia de cada vez…

por Roberto Shinyashiki

Quando somos crianças, os adultos nos lêem contos de fada e algumas dessas histórias influenciam a nossa maneira de pensar. Por exemplo, o poder da varinha mágica, com que a fada nos toca — plim! — e muda tudo instantaneamente em nossas vidas, acaba criando ilusões. Muita gente se convence de que, na vida real, também vai surgir uma fada que, em um piscar de olhos, transformará a gata borralheira em uma rica princesa.

Continua após publicidade

Hoje, a fada madrinha possui diferentes disfarces. Muitas moças bonitas sonham com a chegada de um olheiro de uma agência de modelos, que as descobrirá e mudará sua vida em um toque de mágica. Elas não entendem que, na maioria das vezes, o olheiro não vai reparar nelas. Muito menos escolhê-las. Para algumas moças que forem escolhidas, será o início de uma vida de muito trabalho, dedicação e sacrifícios.

No final, bem poucas conseguirão dar certo na carreira. O sucesso acontecerá apenas para algumas delas? Sim, mas essas moças terão de se sacrificar muito para isso. As revistas de celebridades mostrarão apenas o glamour da carreira de modelo, mas não citarão as intermináveis dietas, nem os incontáveis testes, as noites maldormidas, a necessidade de acordar cedo para fotografar, entre outras coisas.

Tem marido que imagina que as brigas com a esposa vão terminar no dia em que ela fizer a primeira sessão de terapia. Ele pensa que se sua mulher mudar o modo de agir, tudo se resolverá na relação do casal como em um passe de mágica. O marido nem mesmo sonha em fazer uma autocrítica e verificar qual é a sua parcela na responsabilidade pelas encrencas do casal. Ele ignora completamente que um bom casamento é construído com conquistas diárias realizadas a dois.

A garota que fala em se submeter a um processo seletivo de trainee, pensando que rapidamente vai se tornar presidente de uma multinacional, nem imagina a dificuldade que enfrentará para ser aprovada nesse concurso e ser realmente contratada. Depois, as promoções não acontecerão num passe de mágica. Entre tantos funcionários, alguns vão chegar a gerentes.

Continua após publicidade

Poucos serão promovidos a diretores e raros os que terão a possibilidade de se candidatar ao cargo de presidente. E você me perguntará: “Mas, Roberto, então não é possível realizar um sonho?”. Sempre é possível realizar o seu sonho. É preciso ter muito claro que os sonhos são construídos diariamente. Colocando-se um tijolo em cima do outro, com paciência e determinação. Eu não acredito em “passes de mágica”, mas acredito em milagres.

Um milagre acontece no momento em que a pessoa adquire consciência de que merece uma vida melhor. Um milagre acontece quando se tem prazer em fazer coisas que, para a maioria das pessoas, são muito chatas de encarar. Um milagre acontece quando um jovem pára de fazer a pergunta: “Como eu faço para o meu pai me dar mais dinheiro?” e começa a fazer a pergunta: “Como eu faço para ganhar o meu dinheiro?”.

Um milagre acontece quando a pessoa tem prazer em construir sua obra com comprometimento e seriedade. Escrever livros, para mim, envolve algumas atividades que muitas pessoas consideram chatas. Mas eu consigo ter muito prazer em fazê-las. Esse é o meu milagre diário. Adoro acordar às 4 horas da manhã para escrever. O silêncio de casa, a paz da madrugada, o prazer de ver o dia chegando, tudo isso aumenta a sensação de que estou fazendo algo que vai ajudar outras pessoas a encontrar seu caminho. Adoro reescrever um texto muitas vezes, vendo-o evoluir e imaginando o efeito que terá na vida do leitor.

Continua após publicidade

No momento em que você decidir tomar a frente de sua vida, não vai aparecer uma fada que, com um toque de varinha mágica, transformará a sua vida instantaneamente. Você não se tornará o maior publicitário do planeta de uma hora para outra. Nem vai se descobrir vivendo com o amor da sua vida em uma casa cinematográfica. Mas pode acontecer um milagre: em uma fração de segundo, você pode despertar para a sua vida e sentir prazer em realizar, todos os dias, algo que a faça ter sentido.