Psicólogo esclarece dúvidas mais recorrentes sobre traição

Por Ângelo Medina

O primeiro passo para trair alguém, é ter um relacionamento estável.  O segundo é estar há pelo menos cinco anos neste relacionamento. O terceiro é a oportunidade para trair e o quarto é a superação do conflito: devo trair ou não?

Continua após publicidade

Nesta entrevista ao Vya Estelar, o psicólogo Ailton Amélio, autor do livro, O Mapa do Amor, revela tudo o que você gostaria de saber sobre a traição.

Vya Estelar – Quem trai mais hoje em dia?

Ailton – Hoje homens e mulheres se igualam no quesito traição. Está tudo no meio a meio. Nos cinco primeiros anos de casamento, a tendência, em geral, é de não trair. Mas depois fica difícil segurar. No início, só se tem olhos para o ser amado. É o efeito novidade ou carne fresca. Mas esse amor amor não dura muito tempo, a obsessão pelo outro cessa, aí você começa a de desvencilhar e a olhar para o panorama à sua volta, olhar para o outro (a).

O ser humano é naturalmente poligâmico, 80% das culturas e não das pessoas tem isto. Uns 13 a 14% a monogamia. A poliandria (uma mulher com vários homens) é muito raro.

Continua após publicidade

Hoje existe uma maior liberação sexual. As pessoas estão mais permissivas em relação ao sexo.

Vya Estelar – Quais são as vantagens e desvantagens da traição?

Ailton – O homem trai por causa do sexo e da perpetuação genética. O guinessbook contabiliza um homem com 800 filhos. Seria impossível ele amealhar essas quantidade de filhos com uma mulher só.

Continua após publicidade

A mulher já trai com quem na prática poderia ter um envolvimento emocional o sexo, por si só, em geral, não seria um agente motivador.

Existem desvantagens também. A pessoa pode ser abandonada, maltratada, condenada socialmente. Antigamente, falava-se em legítima defesa da honra. Existe o arrependimento por parte de quem traiu. O traído pode transformar a vida do traidor num inferno por causa do ciúme.

Monogamia X traição

Onde há monogamia há traição, em termos do comportamento do ser humano. Mas na verdade trai-se muito pouco, duas ou três vezes na vida. Existe uma força muito grande para não trair.

Vya Estelar – Quando acontecer a traição como devo me proceder?

Ailton – Quando acontecer a traição, as pessoas devem ver o verdadeiro significado desta traição, o seu significado real. Passar a aceitar o parceiro a partir de um outro contrato, agora com um novo conceito, reciclando-se a partir do fato de que houve a traição. Reduzir as dimensões da traição, pois o bicho pode não ser tão feio quanto parece. Tem que ver se dá para continuar o relacionamento já que houve a traição. Pela minha experiência de consultório, o problema da traição é uma das coisas mais árduas para se resolver e pode levar até anos.

Vya Estelar – Descobri que fui trocado (a) outro (a), o que fazer?

Ailton – A mulher pensa que o homem a traiu porque o homem admirava ou gostava da outra. É um custo convencê-la do contrário. Mas muitas vezes o homem nunca pensou em abandonar a sua esposa. O homem precisa de muito pouco para trair, basta uma boa oportunidade para apenas fazer sexo. E o sexo com a outra, às vezes nem foi grande coisa. No caso da mulher é preciso trabalhar esse pavor de achar que foi trocada, o lado emocional de achar que o homem pode estar gostando da outra e que vai abandoná-la.

Já o homem tem a dificuldade em aceitar que a sua mulher tenha feito sexo com o outro. O homem, em geral, não tem uma preocupação com o lado emocional, se a mulher ficou a fim do outro, mas sim com o fato de ela ter feito sexo com outro. É o temor da gravidez. Em suma, a mulher tem o medo da paixão e o homem tem o medo da transa.

Vya Estelar – Mesmo quem ama ou está apaixonado trai?

Ailton – Como já disse, no começo e menos provável. A pessoa está obcecada pela outra, ouve uma música, sente um perfume, lembra e se envolve… É o efeito novidade em cena.

Vya Estelar – A traição pode renovar ou salvar um relacionamento?

Ailton – A variação faz com que o efeito novidade ressurja novamente. Se você mantém relações constantes com mais de um parceiro, quando você retorna ao anterior, vem sempre o efeito novidade, você tem que se readaptar.

Vya Estelar – A bigamia ou swing (troca de casais) pode dar certo?

Ailton – É claro que existem exceções, mas na maioria dos casos não dá certo. Isto porque em nossa sociedade existe o trato da exclusividade sexual. Não existe nenhuma sociedade historicamente ou geograficamente com o sexo livre, isso é intercultural.

Vya Estelar – É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?

Ailton – No começo sim, mas depois que os sinos repicaram pode-se amar fortemente mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Surgem as diferentes forma de amar, que se complementam. Um parceiro pode ser muito bom para o sexo, o outro mais para o papo (plano de idéias) o outro para o afeto…
 
Vya Estelar – Traição com ou sem envolvimento emocional?

Ailton – Para a mulher o envolvimento emocional é maior. Já o homem trai sem a necessidade de ter que ficar com a mulher. Ele é menos exigente para transar. Geralmente, a mulher vai em busca do amor e do afeto. Só o sexo não é o suficiente. Se bem que existem exceções dos dois lados. Noventa por cento dos homens buscam o sexo e uns 10% das mulheres também o fazem.

Vya Estelar – Surgiu uma grande oportunidade de trair, devo investir?

Ailton – O risco é grande. Antes de trair é necessário avaliar alguns pontos:

Cinco dicas para quem deseja trair

· Avaliar o grau do risco, se o amante vai pegar no pé.
· Seu estado psicológico, se você vai saber lidar com a traição, se vai sentir culpa ou não.
· Avaliar o que foi investido na sua relação estável: o tempo, a confiança, conquistas materiais, filhos…
· Enfim, todo o custo-benefício que envolve uma traição.
· Cada um vai ter uma resposta para si, deve-se refletir para encontrá-la.

Vya Estelar – O fato de uma pessoa ter traído a outra significa necessariamente que o fará de novo ou ela pode voltar a ter digamos a mesma lisura e retidão de quem nunca traiu?

Ailton – Se a pessoa traiu uma vez, ou duas, as chances de recuperação são grandes. Principalmente se foi somente uma vez. Pode ter sido por um momento de fraqueza, crise no relacionamento, por estar bêbado… Mas a partir da terceira vez a coisa já se complica.

Vya Estelar – Quais as chances de um relacionamento continuar a dar certo depois de uma traição?

Ailton – A traição tem um efeito dramático quando é descoberta, quebra se o vaso, o cristal, a confiança… Abriu-se a porta para romper um padrão e um contrato de relacionamento. Hoje em dia as chances são boas, está mais fácil que antigamente para se conseguir o perdão, como já disse as pessoas estão mais permissivas. Mas ainda é uma das situações mais difíceis de se trabalhar num consultório. O profissional ajuda nesta fase de transição, onde será estabelecido um novo contrato de relacionamento.