Desconfiada de traição ou sentimento de culpa por trair? Resolva

por Anette Lewin

Finjo não saber, mas estou planejando pegar os dois no flagra. Será que estou agindo certo?

Continua após publicidade

Resposta: Antes de agir, seria conveniente você pensar nas conseqüências de seus atos. Se você pegar os dois em flagrante vai fazer o quê? Você está disposta a se separar? Está disposta a se expor? O mais importante é pensar no que seu casamento significa para você. Se ele já se esgotou não é necessário flagrante para você se separar. Se você está disposta a continuar com seu marido… também não é necessário. Uma boa conversa, mesmo que ele negue tudo, seria mais saudável. E é sempre mais fácil perdoar ou esquecer algo que se supõe do que algo que se vê. Flagrantes podem ser úteis em decisões já tomadas mas pouco ajudam em situações em aberto. Em geral, atrapalham. Pense nisso e tome sua decisão.

Sou casada e descobri que é ótimo ter um amante, mas sinto culpa
Tenho 41 anos, casada há 20 anos, só havia feito sexo com meu marido. Quando fazíamos sexo era bom, mas se não era melhor ainda, pensava que o problema era comigo. Recentemente me envolvi com outra pessoa e descobri que fazer sexo passou a ser ótimo. O problema e que a culpa está acabando comigo. O que fazer?

Resposta: Você optou por uma experiência não-convencional e conseguiu sentir prazer. Será que a culpa é o castigo que você está se atribuindo?

Adianta se sentir culpada? Quando uma pessoa resolve quebrar a regra e ter experiências desse tipo tem que ser capaz de assumir sua opção e os desconfortos que ela traz. O que está feito está feito, agora se você continuar se sentindo mal é melhor não fazer mais. Pense no que significa essa descoberta para você e tente entendê-la melhor ao invés de se punir. Caso seja difícil, procure ajuda profissional.

Continua após publicidade

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento