Lições de xamanismo para você autoajudar-se

por Carminha Levy

Venho discorrendo sobre teoria e prática xamânicas e constatei, a partir dos e-mails que recebo, que a maioria dos leitores não está muito interessada nesses assuntos e, sim, em relatar-me seus sofrimentos e pedir ajuda. Sugiro-lhes auto-ajuda. Sempre respondo-lhes que releiam meus textos e percebam quantas vezes reafirmo que, para o xamanismo, nós somos nosso próprio curador que deve ser invocado – como um xamã interno, com muita fé e força de vontade para mudar; e só assim receberão o que pedem: saúde, prosperidade, amor, reconhecimento. Esse é o primeiro e único caminho da auto-ajuda. Os passos a serem dados nesse caminho da “estrada vermelha” da vida são infinitos na sabedoria xamânica e vou escolher um deles. Trata-se da “Lei dos 3 Nãos do Guerreiro” (o Xamã que luta pela paz interior – clique aqui e leia).

Continua após publicidade

1ª. lei: NÃO deixe nunca de fazer o que tem de ser feito;

2ª. lei: NÃO faça nada quando nada puder ser feito;

3ª. lei: NÃO emita opinião fechada de certo ou errado.

Você já notou que essas leis lhe são especialmente dirigidas? Vejamos a primeira lei. De acordo com Dom Juan, o mestre de Carlos Castaneda, “Nosso destino como ser humano é aprender” (Uma Estranha Realidade, Ed. Record). Essa é uma forma simples e direta do que denomino “ampliação de consciência” – a grande missão xamânica. Portanto, em face dos antecimentos da vida, você não pode ficar parado, estático, aguardando que façam por você. Se nosso destino é aprender, tire o máximo possível de aprendizagem das situações difíceis. O que o levou a repetir o mesmo erro que fez com esses se repetissem. Qual a vantagem secundária que você leva ao permanecer num casamento? Associação ou amizade que o faz ser vítima? Cuidado! Por trás da vítima que pode ser você, esconde-se um vitimizador.

Continua após publicidade

A que propósito você serve ao ficar parado? Levante-se, aja! Seja artífice de seu próprio destino. Só você pode, ninguém o fará por você!

A segunda lei é especial para aqueles que querem controlar tudo. Identifica-se com isso? Você que não permite que sua cabeça descanse nem quando dorme é o/a tirano/a de si mesmo/a e de todos os que o cercam: marido, esposa, filhos, empregados. Desde escolher o programa de lazer dos amigos até intrometer-se na sua vida íntima em nome de “ajuda” você se faz superpresente. Pois saiba que o controle que você exerce sobre os outros e até que quer exercer sobre o tempo – chove, não chove – é seu passaporte para o infarto.”

Seja mais leve, deixe o rio seguir o seu curso, ele corre sozinho e jamais voltará a passar pelo mesmo caminho. Aproveite seus momentos de vida no Aqui e Agora com as pessoas que ama – elas também só passam uma vez em nossa vida. Os filhos serão crianças até acabar a infância, adolescentes idem, até que casam, saem de casa e, se você foi muito controlador/a, eles vão querer distância – liberdade! Mude enquanto dá tempo.

Continua após publicidade

A terceira lei é a minha predileta! Quando você emite opinião fechada de certo e errado, está julgando! Quem somos nós para sabermos o que se passa na cabeça do outro? O único julgamento possível é aquele que se faz pelo conhecimento de que matar e ferir intencionalmente é proibido pela lei da Deusa e do Deus. Os Kahunas (xamãs do Hawai) reafirmam que pecado é ferir intencionalmente. Essa lei, quando não seguida, levará você a ser sempre guiado por sua sombra desde “Fulano devia ser assim e não assado” até as fofocas caseiras ou entre “amigos”, que não passam de sadismo disfarçado. Não seja dono da verdade. Ainda como diz Dom Juan: “Aprenda a ‘ver’ e saberá se as coisas importam ou não”. O que para mim nada importa, talvez , talvez para você tudo importará. “Veja” bem, o que mais importa é você se amar. Quem se ama, vê o mundo como uma grande benção. Cada prova por que passa é um caminho da aprendizagem que irá deixá-lo mais humano, tolerante e mais pronto a responder à vida com amor incondicional, no qual não existe julgamento.