Cardápio para manter as unhas saudáveis

por Sonia Corazza

Para manter as unhas sempre resistentes, brilhantes e saudáveis, a alimentação equilibrada é fundamental.

Continua após publicidade

Café da Manhã: mesa de rei!

A primeira refeição do dia é muito importante para despertar bem nosso organismo, que precisa de energia e boa disposição. Um exemplo de um café da manhã bem saudável e equilibrado, para a beleza de suas unhas, é o que combina cereais integrais e proteínas, como queijo, leite, iogurte, mel e frutas, as doadoras de sais minerais.

Coalhada e iogurte são de mais fácil digestão que o leite e garantem o cálcio necessário para a saúde das unhas.

Almoço: máxima qualidade e mínima quantidade

Continua após publicidade

As saladas de verduras e legumes devem ser consumidos preferencialmente in natura para o maior aproveitamento dos sais minerais e vitaminas também necessários para a saúde das unhas. Para enriquecer o sabor das saladas, tempere com suco de limão e vinagres de maçã ou arroz aromatizados com ervas, como orégano, tomilho, hortelã e manjericão. Acrescente óleos vegetais puros e insaturados, como óleo de milho, de girassol e azeite virgem.

Para o prato principal a combinação brasileiríssima de arroz e feijão, acrescidos de carne, frango, ou peixe, mais legumes e verduras, em ensopados ou guisados.

Lanchinhos de fibras para o meio da manhã e da tarde

Continua após publicidade

Este momento do petisco é fundamental para manter o metabolismo do nosso organismo funcionando equilibrado. Opte por frutas naturais ou secas, pão integral com geléia ou queijo, suco de frutas ou chá de ervas frescas.

Janta

Uma refeição leve. Dê preferência à sopa com legumes e carne e alguma porção de massa de fácil digestão. A variedade é de grande importância pela diversidade dos nutrientes peculiares de cada elemento.

Os cuidados com as unhas

Como cortar e lixar as unhas

As unhas dos pés não devem ser cortadas com as bordas arredondadas, pois isso agrava o problema das unhas encravadas.

Para as unhas das mãos, mantenha quadradas ou ovais, não com pontas, para prevenir que se quebrem. Lixar a parte interna das bordas irá enfraquece-las. Lixe delicadamente com movimentos longos e suaves, sempre dos lados para o centro.

O clássico comprimento, ligeiramente alongado acima das pontas dos dedos é o ideal. Não lixe as unhas logo após o banho, elas estarão sensíveis e poderão se quebrar.

Evite a esfoliação

Aplique todas as noites um óleo nutritivo, uma gota de azeite de oliva. É simples, barato e muito eficiente para hidratar e prevenir descamação e rachaduras.

Não as deixe muito compridas e proteja as mãos com luvas de borracha durante os serviços domésticos.

Cuidados com a cutícula

Trate com carinho a cutícula solta. Muitos especialistas são contra sua remoção com instrumentos cortantes que possam levar a uma infecção na base da unha. Mas se você deseja retirá-las, o ideal é deixar as mãos untadas com creme hidratante ou gel por alguns minutos em água morna. Depois remova os excessos delicadamente usando um bastão com a ponta envolvida em algodão ou cotonete. Assim você remove também as escamas de pele morta, que estão na base da unha.