Ter consciência de nossos valores traz autoconhecimento

por Saulo Fong  

Muitas pessoas são extremamente apegadas aos seus valores que nem questionam de onde vieram”

Continua após publicidade

Valores são os aspectos ou características que damos importância em nossa vida.

Os valores pessoais estão por trás dos comportamentos e ações que adotamos como seres humanos.

A maioria dos valores que regem nossa vida são herdados pela educação, pela sociedade, pelos pais, pela religião e pelos estímulos externos que recebemos durante a infância.

Muitas pessoas são extremamente apegadas aos seus valores que nem questionam de onde vieram. Todas as vezes que nossas ações não estão congruentes com nossos valores, sentimos um incômodo ou desconforto, como se estivéssemos fazendo algo “errado”.

Continua após publicidade

Há também os valores da sociedade, ou seja, os valores pelo qual um grupo de pessoas considera importante. Incômodos e desconfortos também podem acontecer quando os valores pessoais não são os mesmos valores estimulados pela sociedade em que se vive.

Tanto os valores pessoais como os da sociedade são dinâmicos e podem mudar com o tempo. Por exemplo, antes da década de 1970, a sociedade brasileira e muitas pessoas davam grande importância à virgindade feminina devido aos valores adotados pela religião. Hoje em dia, a mentalidade da maioria das pessoas mudou, o que resultou na mudança de valores da sociedade, mesmo havendo um pequeno número de pessoas que ainda dê importância a esse aspecto.

Conhecer-se é também saber quais são os valores que você traz consigo e até mesmo saber por que eles são importantes para você. Com a experiência de vida e a maturidade, é natural que os valores pessoais se tornem cada vez mais flexíveis e universais. Quando você tem consciência de seus valores pessoais, as decisões de vida ficam mais fáceis de serem tomadas, pois você já sabe o que é importante para sua vida.

Continua após publicidade