Mulheres têm mais propensão a varizes; saiba por quê

por Gilberto Coutinho

Calcula-se que 18% da população adulta sofrem de varizes. No Brasil, estima-se que mais de vinte milhões de pessoas padecem desse mal

Continua após publicidade

As varizes constituem um dos problemas mais antigos do homem, uma patologia hereditária muito freqüente e incômoda, que muitas vezes, na ausência de prevenção e tratamento, pode deixar o portador inválido (nos casos mais graves). Calcula-se que 18% da população adulta sofrem de varizes. No Brasil, estima-se que mais de vinte milhões de pessoas padecem desse mal, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia.

As veias varicosas ou varizes são dilatadas, sinuosas e, na maioria das vezes, superficiais, pois se desenvolvem logo abaixo da superfície da pele. Mais freqüentemente, acometem os membros inferiores (pés, pernas e coxas) e, dependendo do grau de comprometimento da parede das veias, podem ser de pequeno, médio e/ou de grande calibres.

Além do desconforto estético (na maioria das vezes, é a queixa principal), as varizes podem não apresentar sintomas, como no caso de minúsculas ramificações de coloração avermelhada, ou então estarem associadas às sensações de peso, desconforto, dor e ardência. As varizes aparecem, principalmente, em pessoas que, por razões profissionais, permanecem de pé por longos períodos.

Fatores de risco

Continua após publicidade

Idade – em geral, as varizes se formam por volta dos 30 anos de idade e podem agravar-se com o passar dos anos. Fragilidade genética, obesidade, hábitos alimentares nada saudáveis, uso deficiente de fibras na dieta, longos períodos em pé, sedentarismo, sobrecarga de peso, levantamento de grandes pesos e impacto, dentre outros fatores, podem agravar o problema.

Sexo – as mulheres são quatro vezes mais afetadas do que os homens. Fatores hormonais, o aumento de peso durante a gestação, a menstruação e a menopausa parecem favorecer a dilatação das veias. Alguns pesquisadores acreditam que as terapias de reposição hormonal e o uso de anticoncepcional aumentem o seu risco.

Hereditariedade

Continua após publicidade

Obesidade – o excesso de peso contribui para aumentar a pressão no interior das veias e dificulta o retorno venoso.

Temperatura – a exposição ao calor por tempo prolongado pode contribuir para a dilatação das veias. Pessoas que são predispostas e sofrem de varizes devem evitar expor-se por longos períodos ao calor do sol, sauna, etc. A incidência de varizes é menor nos países de clima mais frio.

Tabagismo – as toxinas contidas no cigarro agridem e enfraquecem as paredes dos vasos sangüíneos.

Gravidez – durante a gestação, ocorre um aumento da quantidade de sangue circulante no organismo e do peso corporal, o que ajuda a sobrecarregar o trabalho das veias. O útero aumenta de tamanho e passa a comprimir as veias do abdome e da região pélvica, dificultando o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração. Ocorre também, nesse período, o aumento do hormônio progesterona que dilata as veias.

Sedentarismo – o exercitar os membros inferiores é necessário para impulsionar o sangue de volta ao coração. Permanecer longos períodos sentado ou de pé prejudica o retorno venoso e sobrecarrega as veias.

Reposição hormonal e pílulas anticoncepcionais.

Sinais e Sintomas  

• Veias superficiais azuladas, dilatadas e tortuosas.
• Fadiga, desconforto doloroso, sensação de peso, queimação e/ou de dor.
• Inchaços, especialmente na região dos tornozelos; pigmentação e ulceração da pele.
• Câimbras e pernas inquietas.

Dieta

Fibras e frutas (acerola, uva, amoras azuis e negras, cerejas e abacaxi) são benéficas na prevenção e no tratamento das varizes.

A dieta deve ser basicamente vegetariana, rica em carboidratos complexos, fibras e alimentos que contenham grandes quantidades de flavonóides, como acerola, uva, amoras, cerejas, amoras azuis e negras etc., o que é benéfico na prevenção e no tratamento das varizes. Os bioflavonóides (compostos encontrados no reino vegetal, com ação semelhante à vitamina C) são responsáveis pela cor azul-vermelho das frutas. As amoras são fontes muito ricas em flavonóides que melhoram a integridade do sistema vascular. O consumo de abacaxi (por causa da bromelaína), alho, cebola, gengibre e caiena também é recomendado para as pessoas que sofrem de varizes e outros distúrbios do sistema cardiovascular. O organismo da pessoa acometida por varizes tem menor capacidade de quebrar a fibrina (proteína), que, por sua vez, é depositada no tecido próximo às varizes; então, a pele torna-se mais dura e “empelotada” devido à presença dessa proteína e a de gordura. A bromelaína (enzima que quebra a proteína), extraída mais comumente do abacaxi e ananás, tem a propriedade de degradar a fibrina.

Terapêutica

Deve-se combater a automedicação e somente fazer uso de remédios e medicamentos sob a orientação e a prescrição terapêuticas. Para melhor compreender-se a prevenção e o tratamento (combate) das varizes pela Naturopatia, é recomendável a leitura do artigo “Veias Varicosas” – clique aqui e leia – , onde abordo outros aspectos relacionados ao tema.

O tratamento naturopático envolve: mudanças na rotina diária de vida e de hábitos alimentares, emprego de remédios botânicos (indicados no combate da insuficiência venosa dos membros inferiores, das varizes e que melhoram a integridade do tecido conjuntivo, prevenindo e combatendo esse mal), suplementos nutricionais, tratamento de uso tópico à base de gel medicado (com princípios ativos botânicos), dentre outros procedimentos terapêuticos.

Curiosidades

• As veias são vasos ou canais que transportam o sangue venoso (pobre em oxigênio) dos órgãos para o coração.

• As veias são formadas por *três túnicas: endotelial (interna), muscular (média) e conjuntiva (externa); apresentam de espaço em espaço, válvulas que impedem o sangue retornar para a periferia do corpo.

• Cada vez que pisamos no chão (quando andamos), o sangue acumulado nos pés é impulsionado para cima, por isso a prática de se caminhar regularmente é muito benéfica também para quem sofre de varizes. A contração da musculatura da região posterior das pernas (gastrocnêmio), um dos músculos gêmeos, durante a caminhada e atividade física é importante para auxiliar a circulação sangüínea e o retorno venoso.

• Existem diversos ásanas (ou posições psicofísicas) do Hatha Yoga que muito podem beneficiar pessoas que sofrem de varizes, pois melhoram a elasticidade e a tonicidade da musculatura dos membros inferiores e estimulam a circulação sangüínea e o retorno venoso. **Posições invertidas como: viparita karaniásana (posição do corpo invertido), sarvangásana (posição invertida sobre os ombros) e sirshásana (posição invertida sobre a cabeça; requer técnica e acompanhamento de um professor atento e experiente para se evitar acidente) apresentam propriedades tônicas sobre o sistema circulatório e nervoso, promovem uma drenagem linfática natural nos membros inferiores, favorecem o retorno venoso, ativam a circulação sangüínea e combatem inchaços, as sensações de peso, cansaço, desconforto e dor nos membros inferiores.

• Todo o sangue das veias desemboca na veia cava superior e na veia cava inferior; a veia porta recebe o sangue venoso das vísceras abdominais. As veias pulmonares recebem do pulmão o sangue vermelho oxigenado.

• As mulheres encontram-se mais propensas a sofrer de varizes, por causa dos hormônios femininos; acredita-se que a progesterona, dentre outros fatores, favoreça a dilatação das veias.

• A patologia mais grave das veias está associada à flebite (distúrbio ocasionado pela formação de coágulos no interior de uma veia, associado ou não a uma inflamação mais ou menos intensa de suas paredes), que pode evoluir para um quadro de embolia pulmonar, que constitui um risco de vida devido à migração de coágulos ao longo dos vasos sangüíneos pulmonares.

• As ulcerações nas veias podem provocar hemorragias de lento escoamento; em geral, facilmente detidas ***por compressão.

Atividades físicas moderadas, regulares e evitar-se ficar em pé por longos períodos reduzem o risco de desenvolvimento de varizes. Caminhar, andar de bicicleta e praticar Hatha Yoga são atividades benéficas que exercitam a contração dos músculos das pernas e auxiliam o retorno do sangue acumulado nos membros inferiores de volta para a circulação sangüínea.

*Túnica, em anatomia, significa membrana que envolve certos órgãos ou que forma a parede de um vaso.

**As posições invertidas são aquelas em que os membros inferiores permanecem elevados acima do nível da cabeça, ou seja, inversão da posição anatômica do corpo; muito contribuem para aumentar a vascularização sangüínea na região do abdômen, tronco e, especialmente, cabeça; daí o seu efeito tônico e revitalizante do sistema nervoso e de todo o organismo.

*** Utilize uma gaze esterelizada, comprima-a contra o ferimento, até que o sangramento seja estancado, mantendo-se o corpo deitado, sendo que as pernas devem permanecer elevadas acima do nível do tronco e da cabeça. Após isso, deve ser feita a assepsia do ferimento (com um antisséptico).