Para alcançar felicidade é preciso ter atitude mental

por Emilce Shrividya Starling

 

Continua após publicidade

Vencer a nós mesmos é cultivar bons pensamentos

A Filosofia do Yoga nos ensina que o grande vencedor não é aquele que vence mil exércitos, e sim aquele que vence a si próprio.

Vencer a nós mesmos consiste em cultivar bons pensamentos.

Por isso, é importante persistir no treinamento de purificar a mente, sem desanimar nos momentos em que não conseguimos. Devemos-nos empenhar em manifestar cada vez mais bons pensamentos.

Continua após publicidade

No livro a Arte da Felicidade, o autor Dr. Howard Cutler perguntou a Dalai Lama:

– O senhor é feliz?

-Sou (respondeu ele e depois acrescentou) – Decididamente… sou.

Continua após publicidade

Howard continuou lhe perguntando:

– Mas será que a felicidade é um objetivo razoável para a maioria de nós?

– Será que a felicidade é realmente possível?

E Dalai Lama respondeu:

– É. Para mim, a felicidade pode ser alcançada através do treinamento da mente.

E o autor disse que havia na voz de Dalai Lama uma sinceridade tranquila que não deixava dúvidas, uma sinceridade que se refletia na sua expressão e nos seus olhos.

Dalai Lama explicou:

– Quando falo em “treinar a mente”, não estou me referindo à mente apenas como capacidade cognitiva da pessoa ou seu intelecto. Estou usando o termo no sentido, mas amplo, que inclui o intelecto e o sentimento, o coração e a mente. Por meio de certa disciplina interior, podemos sofrer uma transformação da nossa atitude, de todo o nosso modo de encarar e abordar a vida.

E ele continuou: “Quando falamos dessa disciplina interior, é claro que ela pode envolver muitos aspectos, muitos métodos. Mas, em geral, começa-se identificando aqueles fatores que levam à felicidade e aqueles que levam ao sofrimento. Depois desse estágio, passa-se gradativamente a eliminar os que levam ao sofrimento e a cultivar os que conduzem à felicidade. É esse o caminho”.

Dalai Lama explica que embora seja possível, alcançar a felicidade, ela não é algo simples. Existem muitos níveis. Fatores de realização ou felicidade: riqueza, satisfação material, espiritualidade e iluminação.

Existem fontes de felicidade como a saúde, recursos materiais, prosperidade, família, amigos. Mas, mesmo tendo tudo isso, para se ter uma vida feliz e realizada, é essencial ter disposição mental.

O estado da mente exerce muita influência sobre nossa experiência no dia a dia. E devemos encarar esse fato com muita seriedade.

Sem a atitude mental correta, sem a atenção ao fator mental, todos os bons aspectos de nossa vida não nos trarão felicidade a longo prazo. Por exemplo, se a pessoa nutre pensamentos de raiva ou mágoas, isso acaba com a saúde e alegria interior.

Da mesma forma, quando se está infeliz ou frustrado no nível mental, o conforto físico não ajuda muito. Por outro lado, se a pessoa conseguir manter um estado mental tranquilo, poderá se sentir feliz apesar de sua saúde ser frágil.

Praticamos a Filosofia do Yoga para alcançar as quatro metas da vida: a retidão, a riqueza (espiritual e material), o prazer benéfico e a liberação (do ego).

As palavras que proferimos também traçam nosso destino. Melhorando o modo de empregar as palavras, a atitude mental e a expressão alegre do rosto fazemos com que o cotidiano triste se torne mais feliz, que o corpo se torne mais saudável, com mais vitalidade, e a nossa vida tome o rumo que desejamos.

Muitos duvidam das Leis da mente e acham que é bobagem.

Mas, realmente cada pensamento molda nosso destino. Nós atraímos o que pensamos. Só podemos sentir o que pensamos.

Assim, se pensarmos em coisas tristes e sombrias, vamos nos sentir infelizes e deprimidos, e se pensarmos em coisas alegres e positivas, vamos sentir entusiasmo e bem-estar.

Baba Muktananda, um grande Mestre Yogue, ensinou uma das wp_posts para ser feliz. Ele disse: “Converse com sua mente. Diga para ela: Ó minha mente, pense bem de si mesma. Pense bem dos outros”.
Ele ensinou também: “Deus habita em você, como você, para você. Veja Deus em cada um”.

São ensinamentos de pura sabedoria e amor e ao praticá-los, vamos desenvolvendo bondade e compaixão, paciência e compreensão.

Os Mestres yogues afirmam que viemos na Terra para desenvolver paciência e que deveríamos sempre pedir a Deus para termos mais e mais paciência conosco, com os outros, com os acontecimentos.

Da virtude da paciência vai surgindo a serenidade, a aceitação, o contentamento, a generosidade, a gratidão, a bondade e paz no coração.

Precisamos compreender que quanto maior o nível de serenidade da mente, maior será nossa paz de espírito e maior nossa capacidade para levar uma vida mais prazerosa e saudável no dia a dia.

Experimente sorrir mais. Perceba como um sorriso alegre, além de fazer bem a você internamente, vai envolver as pessoas num “redemoinho” de amor, serenidade e esperança.

Permita que sua felicidade pessoal se manifeste como uma simples disposição para entrar em contato com o outro, para gerar sensação de afinidade, compreensão e boa vontade.

Procure ver o aspecto positivo das pessoas, coisas e fatos. Desse modo, serão gravadas em sua mente apenas imagens positivas, que se ampliarão e se concretizarão. Sua mente ficará mais serena e seu destino melhorará cada vez mais, pois aparecerão boas oportunidades e coisas boas em sua vida. Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

Seis razões para persistir em cultivar bons pensamentos

1º) A atitude mental exerce muita influência sobre nossas experiências no dia a dia. E devemos encarar esse fato com muita seriedade.

2º) Cada pensamento molda nosso destino. Nós atraímos o que pensamos. Só podemos sentir o que pensamos.

3º) Neste momento, faça um pacto consigo mesmo: “A partir de agora, passo a cultivar uma vontade forte de nutrir bons pensamentos. A vontade blinda o meu caminho, o pensamento faz o meu caminho”.

4º) Ao melhorar a forma de empregar as palavras, fazemos com que o cotidiano triste se torne mais feliz, que o corpo se torne mais saudável, com mais vitalidade, e a nossa vida tome o rumo que desejamos.

5º) Da virtude da paciência vai surgir a serenidade, a aceitação, o contentamento, a generosidade, a gratidão, a bondade e a paz no coração.

6º) Procure ver o aspecto positivo das pessoas, coisas e fatos. Desse modo, serão gravadas em sua mente apenas imagens positivas, que se ampliarão e se concretizarão.