Quem não tem muito dinheiro, pode se viciar nele só na imaginação

por Flávio Gikovate   

“O processo de perda do bom senso na relação entre trabalho e dinheiro é crescente”

Continua após publicidade

No texto anterior, expliquei como a ânsia por se destacar, seja socialmente ou no próprio ambiente de trabalho, pode fazer a pessoa tornar-se workaholic. Com isso, ela pode se viciar em acumular dinheiro.

No entanto, quem não possui todo o dinheiro que gostaria, também pode dar mais atenção ao assunto do que a razoável: sonham com a fortuna e jogam por exemplo na Mega-Sena toda semana. Ou seja, estão viciados em dinheiro também, mas apenas na imaginação.

Inveja e novas tecnologias

O processo de perda do bom senso na relação entre trabalho e dinheiro é crescente. Isso talvez, em parte, pelo crescimento exponencial das novas tecnologias. Uns podem ter home theater Blu-ray 3D, tablets, iPods e outros não. Esse fator também pode fomentar a inveja entre as pessoas.

Continua após publicidade

Mas num passado remoto… poucas coisas distinguiam o padrão de vida burguês do camponês. Nos castelos a riqueza era grande. No entanto, a ideia monárquica do poder adquirido pelo nascimento, provavelmente, fazia os plebeus mais conformados e até menos invejosos do que se pudesse esperar.