Sou casado e viciado em sites pornôs. Como saio disso?

por Margareth dos Reis

"Sou casado e sou fissurado em sites pornôs. Minha relação com minha esposa já não é mais satisfatória, pois quando entro na net e vejo sites de sexo me masturbo muito. Já fiquei dias sem ver estes sites mas parece uma doença."

Continua após publicidade

Resposta: O seu drama mostra o quão tênue é o limite entre um comportamento saudável e uma conduta de dependência.

Bastando um clique para liberar as fantasias sexuais diante de um inesgotável cardápio de estímulos eróticos, os sites pornôs representam um mundo sem censura nem medida para o desejo sexual. Daí o risco da perda de controle e suas consequências, como o que já aconteceu com muitas pessoas que perderam seus empregos por acessarem sites pornográficos no trabalho.

O vício por sites eróticos pode ser causado por vários fatores, mas em geral, pode começar pela curiosidade de assistir a cenas sensuais picantes, passando a alavancar o interesse cada vez maior pela facilidade de acesso ilimitado à lascívia, chegando a alterar o modo de se encarar a realidade dos relacionamentos, a ponto de torná-los dispensáveis.

O dependente invariavelmente passa a viver o prazer solitariamente, ou seja, obtido pela masturbação do jeito que você descreve a sua situação atual. Dessa forma, a sua fixação é na fantasia virtual, pronta para ser explorada, com os apelos que você quiser e no momento que desejar obter prazer, só que tudo acontece diante de uma tela sem você imaginar que isso vai criando um abismo entre você e uma pessoa de “carne e osso”. Até a hora que você se dá conta que não é mais capaz de experimentar o deleite na troca afetiva sensual “ao vivo e em cores”. O viciado precisa de tratamento psicoterapêutico (individual ou de grupo) para se libertar do aprisionamento que uma dependência provoca. Não hesite em procurar um profissional especializado em sexualidade. Esse é o caminho.

Continua após publicidade