O que fazer quando o turno de trabalho do parceiro interfere na vida conjugal?

por Anette Lewin

“Sou casada há um ano e tenho certa dificuldade em aceitar o horário de trabalho do meu esposo, pois ele trabalha à noite. Sinto-me muito sozinha e infeliz. Por mais que me esforce, vivo deprimida. Já discutimos várias vezes por me sentir assim”

Continua após publicidade

“… a qualidade dos momentos em que vocês estão juntos é decisiva para despertar nele a vontade de estar ao seu lado

Resposta: Primeiramente é importante entender em que aspecto você realmente pode fazer alguma coisa de imediato. Se no momento o trabalho que seu esposo conseguiu foi noturno, enquanto ele não encontrar outro, nada pode ser feito.

A não ser que o orçamento de vocês suporte um período indeterminado no qual ele fique sem trabalhar.

Vocês podem fazer um planejamento a médio prazo, para que ele procure trabalhos diurnos, já que você se sente tão mal ficando sozinha à noite. Enquanto isso não acontece, pense no que realmente a faz sentir-se tão deprimida. Ficar sozinha não é necessariamente ruim, desde que você saiba aproveitar esse tempo fazendo coisas de que gosta. Afinal, existem casais que trabalham em cidades diferentes e só se veem nos finais de semana.

Continua após publicidade

De qualquer forma, não adianta muito ficar se torturando sem agir. Tente entender a posição de seu marido, mas ajude-o a pensar em uma forma de mudar de turno; ou se disponha a ajudá-lo financeiramente de forma que ele possa ganhar menos em um trabalho diurno, já que trabalhos noturnos, em geral, pagam mais.

Se você aprecia a companhia de seu marido, lembre-se que a qualidade dos momentos em que vocês estão juntos é decisiva para despertar nele a vontade de estar ao seu lado. Assim, reclamar e ficar brigando por mais tempo juntos é uma forma de desperdiçar esses momentos já tão escassos.

Tente valorizar essas situações tornando-as leves, agradáveis e significativas. É a melhor maneira de despertar nele a vontade de batalhar por mais tempo ao seu lado.

Continua após publicidade