Meu namorado se masturba vendo sites de sexo. Isso é grave?

Por Anette Lewin

Há um mês descobri que meu namorado fica vendo sites de sexo e se masturbando na frente do computador. Estou confusa com esse comportamento dele. Afinal, vivemos juntos há pouco tempo e temos uma conversa aberta sobre sexo. Mas preferi não dizer que sei disso, pois sinto-me como se estivesse invadindo a privacidade dele. Porém, confesso que estou meio perdida, pois ele tem uma mulher na cama e vai pra Internet. O assunto é grave ou simples?

Continua após publicidade

Resposta: A sexualidade das pessoas normalmente se inicia através da masturbação, prática que raramente se extingue totalmente. Esta prática, em pessoas que possuem parceiro sexual, não deve ser considerada doentia se praticada ocasionalmente. Você diz que tem um bom relacionamento sexual com ele. Acredito que não vale a pena ficar se torturando em função dessa descoberta. Mesmo quando se tem um parceiro, cada um de nós continua tendo seus momentos de privacidade e isto deve ser respeitado.

Minha atual namorada teve sete parceiros em oito anos. É muito?
Minha namorada de 23 anos teve sete parceiros em oito anos, sem namorar sério e isso me incomoda por achar muito.

Resposta: O número de parceiros sexuais de uma pessoa por si só não é suficiente para se falar sobre seu comportamento moral, principalmente nos dias de hoje. É preciso levar em conta que as meninas começam sua vida sexual muito cedo. Numa idade em que ainda são inseguras e acabam, muitas vezes, achando que se não forem para a cama com seus parceiros acabarão por perdê-los. Não sabemos portanto se sua namorada não teria tido menos parceiros, caso tivesse conseguido namorar, não é? Procure olhar para outros aspectos de sua namorada e tentar entender se você gosta dela de verdade. Evite dar tanta importância ao que aconteceu no passado.

Existe idade-limite para se ter uma boa vida sexual?

Continua após publicidade

Resposta: Estar mais velho não deve ser encarado por você como o fim de suas possibilidades sexuais. Muita gente só aprende a lidar bem com sua sexualidade depois de amadurecer, aprender a conversar e não se deixar influenciar pelas “proezas” que os outros contam sobre suas vidas sexuais. A sexualidade é um jogo que depende de muita troca, muita conversa e muita ação e não apenas da idéia romântica que nos é passada como sendo a ideal.