Ideia de alimento funcional já era debatida há 2500 anos

por Jocelem Salgado  

“A área dos alimentos funcionais é vasta e somente a multidisciplinariedade será capaz de criar resultados sólidos e fidedignos.”

Continua após publicidade

Os *alimentos funcionais são mais do que tendência de mercado, é uma tendência de saúde, de qualidade de vida. Apesar do conceito “alimento funcional” ser relativamente recente, a ideia central já era debatida por Hipócrates há 2500 anos. Segundo o filósofo, “As doenças originavam-se da natureza e por ela poderiam ser curadas, desde que se estabelecesse um equilíbrio entre meio ambiente, alimentos ingeridos e o espirito”. Isto é, “Faça do seu alimento o seu medicamento”.

E por que essa ideia volta aos tempos modernos? Digo-lhes que foram necessárias transições demográficas, nutricionais e epidemiológicas para que a sociedade moderna despertasse. Em meio ao aumento da expectativa de vida, do consumo de alimentos pobres em nutrientes e da incidência de doenças crônicas degenerativas, aliadas tanto aos maus hábitos alimentares como ao estilo de vida não recomendado, a sociedade sentiu-se obrigada a direcionar seus olhos a novas alternativas, ou melhor, ao passado, ao dito popular, às receitas caseiras, à medicina tradicional.

Será que o alho tem mesmo propriedade antisséptica? O maracujá ou o chá de camomila tem potencial calmante? Como e quando os alimentos podem nos auxiliar? Qual a dose? Como eles atuam? Todos esses questionamentos fundamentaram, motivaram e justificaram diversas pesquisas cientificas e ainda hão de fazê-lo. Há ainda muitas perguntas esperando por respostas, muitas hipóteses por serem testadas e tecnologias por desenvolver.

A área dos alimentos funcionais é vasta e somente a multidisciplinariedade será capaz de criar resultados sólidos e fidedignos.

Continua após publicidade

Atentos a este potencial, nós cidadãos conscientes, exigimos do mercado, do governo e da indústria produtos que atendam as nossas necessidades, respeitem a nossa tradição e visem os nossos problemas de modo saboroso, prático, ambientalmente sustentável e economicamente viável.

Encerro com uma frase de Thomas Edson:

“O médico do futuro não mais tratará o corpo com medicamentos, mas, sim, irá curar e prevenir as doenças através da nutrição.”

Continua após publicidade

* Alimentos funcionais: alimentos que além da função básica de nutrir também reduzem riscos de certas doenças.