Com a vinda dos filhos o sexo caiu no piloto automático. O que fazer?

por Margareth dos Reis

“Sou casada há cinco anos, tenho dois filhos com meu marido: um menino de dois anos e uma menina de sete meses. Após o nascimento do meu primeiro filho, minha vida sexual acabou; acontece tudo no piloto automático. Mas nossa relação tem bastante diálogo, o sentimento de ambos existe, inclusive o respeito. Não sei mais o que fazer, tenho a sensação que a nossa relação se acaba a cada dia”

Resposta: Não se desespere! A sua vida sexual não acabou e a sua relação não vai acabar!

Continua após publicidade

Por que a vida sexual pode esfriar com a vinda dos filhos?

1º) O que deve estar acontecendo é o que acontece na vida da maioria dos casais: uma mudança significativa na vida a dois com a chegada dos filhos. Apesar de os médicos liberarem as mulheres para a retomada da vida sexual com penetração entre 30 e 60 dias após o parto, elas podem apresentar falta de desejo sexual pelo efeito da prolactina, hormônio que auxilia na produção do leite materno e pela mudança de rotina que fica, literalmente, diferente para todos na casa.

2º) As responsabilidades que o homem e a mulher passam a assumir como pai e mãe, o cansaço da mulher e a preocupação dela com a satisfação da(s) criança(s), o empenho do casal em atender as necessidades da prole, são exemplos do estresse do dia a dia de um casal com filho(s) pequeno(s).

Para a maioria das pessoas, a atividade sexual fica abalada quando elas enfrentam circunstâncias que as consomem. Por isso, é importante saber como manejá-las. O que você deve fazer nesse momento então, é começar a colocar a sua relação na “agenda”! Ou seja, torne-a prioridade também! Não no sentido sexual somente. Mas, no sentido de recuperar a afinidade com o prazer em geral, como a satisfação já vivida antes da chegada dos filhos, tendo em mente que, da mesma forma que, o início da vida sexual de qualquer pessoa dependeu de aprendizado crescente, após um período de esfriamento sexual com o parceiro, o prazer erótico precisa ser reaprendido e repaginado.

Continua após publicidade

Você e o seu marido precisam ter um espaço de casal para preservar os laços de intimidade, os interesses para alimentar os vínculos sociais, profissionais, para recarregar a energia que ambos precisam para investir, não mecanicamente, mas com entusiasmo, em todos os papéis que já exerciam, passaram a exercer e ainda exercerão ao longo da vida.  

Três dicas essenciais:

– Coloque sua relação na “agenda”, torne-a uma prioridade, não no sentido sexual somente;

Continua após publicidade

– Tenha um espaço de casal para preservar os laços de intimidade, os interesses;

– Após um período de esfriamento sexual com o parceiro, o prazer erótico precisa ser reaprendido e repaginado.