Aprenda a ter uma visão positiva do trabalho

por Roberto Shinyashiki

O trabalho do professor forma o novo adulto.

Continua após publicidade

O trabalho dos engenheiros e arquitetos constrói as casas onde moramos.

O trabalho do jornalista traz as informações que nos mantêm ligados ao mundo.

O trabalho dos padeiros faz o pão quentinho que saboreamos de manhã.

O trabalho do agricultor garante o nosso alimento.

Continua após publicidade

Aproveite e pense nisso: e o seu trabalho? Que valor ele tem para o mundo?

Cada profissional torna a vida de todos melhor. Cada um tem sua missão na sociedade. O trabalho permite à pessoa sentir a dimensão de sua importância para o próximo.

Eu admiro as famílias que educam os filhos para valorizar o trabalho. Elas criam no futuro adulto o prazer de lutar para realizar seus sonhos. O sentimento de autonomia é formado na infância. Ajude seu filho a ter prazer quando realizar os objetivos da vida dele.

Continua após publicidade

Uma das atitudes mais importantes no relacionamento com seu filho é pedir que ele participe das tarefas de casa: “Filho, por favor, me ajude a descarregar as compras”. E lá vai a criança carregando um rolo de papel higiênico e se sentindo mais importante do que um neurocirurgião…

A família que valoriza o trabalho cria um sentimento de importância e de competência em seus membros. No começo, é a competência de ser útil para os pais, depois a competência de estudar para se tornar um bom profissional e, principalmente, a competência de criar uma vida de plenitude.

Em casa, devemos gerar um ambiente de amor e respeito ao trabalho. É muito bom para os filhos quando os pais celebram suas conquistas profissionais e mostram a eles que, graças ao trabalho, estão comemorando a compra da casa nova, ou quando compartilham com eles histórias de ajuda ao próximo proporcionadas pelo trabalho.

É na primeira infância que muitas crianças formam a imagem do trabalho como um obstáculo à felicidade. Quando a criança pede ao pai para brincar com ela e este responde, com ar de frustração, “Agora não, papai tem que trabalhar”, essa criança já começa a elaborar a ideia de que o trabalho afasta as pessoas que se amam.

Nunca perca de vista que é importante criar uma imagem positiva do trabalho para você e para os seus filhos. É na família que aprendemos a maneira de viver, no futuro, o tempo dedicado ao trabalho. E viver é realizar expectativas. Quem espera sacrifício acaba encontrando sofrimento e quem espera realização acaba por alcançá-la.

Infelizmente, grande parte das pessoas não teve a oportunidade de nascer em famílias que transmitem uma boa imagem do trabalho e o encaram apenas como uma forma de conseguir comida e moradia.

Muitas vivem sem uma verdadeira ambição profissional que leve à realização pessoal. Contentam-se em satisfazer as necessidades básicas e não percebem que existem tesouros além do horizonte.

Aqueles que trabalham pensando somente em acumular dinheiro desperdiçam o prazer de resolver problemas para melhorar a vida de outros seres humanos, de ajudar alguém a aprender, de construir uma casa ou de salvar uma vida, simplesmente porque estão interessados apenas na remuneração que vem desse trabalho. Todos nós conhecemos pessoas assim: vivem juntando dinheiro para não terem preocupações na velhice e, no fim da vida, descobrem que precisam de tantas outras coisas que o dinheiro não pode comprar…

Lógico que o trabalho é o melhor instrumento de realização de nossas conquistas materiais. Mas, além disso, é um grande caminho de realização pessoal.

Trabalhar desenvolve a capacidade de pensar, de tomar decisões, de encontrar soluções, de construir projetos e de aprender a lidar com pessoas.

A força do trabalho como meio para estimular o desenvolvimento pessoal é tão importante que, se não trabalhamos com esse objetivo, quando a aposentadoria vem, ela revela a verdadeira face de uma vida sem sentido. O aposentado que não cresceu com o trabalho envelhece rapidamente. Ele não tem mais razão para realizar algo sem a motivação do dinheiro. Quem, pelo contrário, se realizou como ser humano por meio do trabalho jamais envelhece e, mesmo aposentado, continua atuante.

Lembre-se: transformar o mundo e, com sua ação, tornar a vida do próximo melhor é o mais sublime poder do trabalhador. É maravilhoso pensar que existem pessoas…

• que sabem transformar uma pepita de ouro em uma aliança de casamento, símbolo de um amor infinito;

• capazes de transformar um punhado de farinha num saboroso pão, que alimenta não só o corpo mas também a alma;

• que transformam um deserto numa plantação de frutas e verduras;

• que fazem de uma criança carente um adulto responsável.

A capacidade de transformação cria no ser humano a experiência do divino que existe em cada um de nós. Transformar a realidade da nossa vida em algo melhor nos ajuda a entrar em contato com a essência do trabalho: servir. É isso mesmo: transformar para servir ao outro!

Aliás, a melhor maneira de nos tornarmos parceiros de Deus é servindo ao próximo. É pelo trabalho que ajudamos os outros e ao mesmo tempo criamos sentido para nossa vida.