Vitamina C não serve só para prevenir resfriados

Da Redação

Vitamina C é antioxidante, fortalece o sistema imunológico e preserva elasticidade e resistência da pele

Continua após publicidade

Alimentação rica em vitamina C – frutas cítricas (laranja, limão, lima), acerola, kiwi, caju, mamão, morango, tomate, vegetais folhosos, brócolis, ervilha e couve

Quem acha que a vitamina C só é útil na hora de prevenir resfriados, está muito enganado. Ela tem muitos mais benefícios para a nossa saúde e até beleza.

A vitamina neutraliza os radicais livres, preservando dessa forma a firmeza, elasticidade e resistência da pele, o que ajuda também a prevenir o aparecimento de manchas e o antienvelhecimento precoce.

Alimentação rica em vitamina C

Continua após publicidade

Uma alimentação rica em vitamina C ajuda na absorção do cálcio e por conseqüência, fortalecimento dos ossos, e faz com que a cicatrização seja melhor, pois favorece a síntese do colágeno. A vitamina C é fácil de ser encontrada em alimentos do nosso dia-a-dia, como na laranja, brócolis, ervilha, tomate, couve, mamão, morango, entre outros.

Vitamina C e o sistema imunológico

Segunto a professora titular em Nutrição Humana Jocelem Salgado (ESALQ), essa vitamina antioxidante estimula a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos. Ela aumenta a produção dessas células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus são fontes excelentes. Morangos, repolho e pimentão verde são boas fontes.

Continua após publicidade

Vitamica C e o calor

Jocelem acrescenta: “Mas não se esqueça: a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Um suco de laranja com acerolas, por exemplo, deve ser consumido imediatamente após preparo para que não haja grande perda da vitamina C”

O importante é conseguir balancear a alimentação de forma que se ingira em uma refeição todos os nutrientes necessários. “Não é só a falta de vitaminas e minerais que podem prejudicar o organismo, o excesso também”, explica a nutricionista funcional Daniela Jobst.