Viver com aceitação, simplicidade e amor traz felicidade

por Roberto Shinyashiki

“A grande descoberta no caminho da transcendência é exatamente esta: aprender a estar com amor e felicidade onde você estiver”

Continua após publicidade

Muito se fala sobre espiritualidade, crescimento espiritual, iluminação, e muitas vezes se associa a felicidade a um estado de espírito muito elevado.

De certa forma, isso é correto. Mas fica a pergunta: a felicidade só vem quando se atinge o ponto mais alto da elevação espiritual?

Não. A felicidade pode vir a qualquer momento da caminhada, em qualquer ponto da escalada.

Na verdade, a montanha da espiritualidade não tem topo.

Continua após publicidade

Não existe final nessa caminhada, não existe um objetivo nesse percurso, e sim a descoberta de uma maneira de ser, de uma maneira de estar em conexão com o Divino e, portanto, de tornar-se divino.

O prazer maior está no jeito de caminhar – com simplicidade, aceitação e amor. E aí então a felicidade vem, não importa onde você esteja.

Um conto Sufi antigo fala de um homem que viveu amorosamente durante toda a sua vida. Quando morreu, dirigiu-se ao paraíso.

Continua após publicidade

Ao chegar lá, o sistema de controle do paraíso estava com defeito e lhe disseram que seu nome não constava da lista. E que deveria encaminhar-se para o inferno.

E no inferno é tudo muito relaxado e sem controle: qualquer um que chega é convidado a entrar.

Alguns dias depois, Lúcifer chegou furioso às portas do paraíso para tomar satisfações com São Pedro: “Isso que vocês estão fazendo é puro terrorismo! Nunca imaginei que fossem capazes de um golpe tão baixo!”

Sem saber o motivo de tanta raiva, Pedro perguntou, surpreso, do que se tratava.

O demônio explicou: “Você mandou aquele sujeito para o inferno e ele está fazendo a maior bagunça por lá. Por causa dele, está todo mundo dialogando, se abraçando, uns são amorosos com os outros. Aquilo ali está virando o paraíso!”

Para aquele homem, estar no paraíso ou no inferno não fazia a menor diferença.

Essa é a grande lição da montanha da espiritualidade: viva tão amorosamente e com tanta simplicidade que, se mesmo por engano o puserem no inferno, qualquer que seja ele, o demônio imediatamente o mande de volta ao paraíso.

A grande descoberta no caminho da transcendência é exatamente esta: aprender a estar com amor e felicidade onde você estiver.