Prisão de ventre pode ser combatida naturalmente

por Elisa Kozasa

 

Continua após publicidade

Em geral quando abordo este tema durante aulas de fisiologia para turmas da área de saúde, ele é motivo de risos e comentários paralelos. Bem, mas certamente para quem sofre do problema, não é motivo para risadas.

Aliás, quando pergunto nessas turmas quantos têm o intestino bem regulado, invariavelmente menos da metade dos alunos levantam as mãos. Em outras palavras, é um problema bastante comum.

O que pode causar prisão de ventre?

Embora alguns tipos de doenças graves possam estar associados à prisão de ventre, como certos tipos de câncer de cólon, felizmente, na maioria dos casos, a prisão de ventre está relacionada a maus hábitos alimentares e falta de cuidado com a saúde simplesmente.

Continua após publicidade

Bem, nem tão “simplesmente”…, pois muitas pessoas têm dificuldade de corrigir esses comportamentos.

É claro que a primeira coisa que precisa ser citada é a necessidade de ingestão de fibras na dieta. E ingerir fibras não significa comer uma folha de alface no almoço, mas sim ter uma diversidade de verduras, frutas e cereais nas refeições diárias. Se existe dificuldade em equilibrar a alimentação, certamente a orientação de um nutricionista é bastante válida para corrigir esse problema.

Outro problema é a falta de atividade física inclusive levando ao enfraquecimento da musculatura abdominal. A *motilidade do intestino pode ser incrementada com exercício regular.

Continua após publicidade

Outro ponto é que as contrações intestinais mais intensas que levam ao esvaziamento do conteúdo ocorrem após as refeições principais, em especial, quinze a vinte minutos após o café da manhã. E aí temos um problema para muitas pessoas que têm o hábito de sair correndo de última hora para ir ao trabalho ou para a escola. É importante conduzir o preparo para sair de casa pela manhã, com tranquilidade, dando tempo para nosso corpo, para nossa fisiologia funcionar.

Os estressadinhos, já querem sair correndo e já começam mal o dia, sem dar tempo para que seu intestino diga: “Ei! Você precisa me dar atenção agora!”.

O problema é que quando não ouvimos nosso intestino, e não damos atenção a ele na hora certa, passado certo tempo, aquelas contrações intestinais importantes perdem sua força e foi-se a oportunidade de evacuar.

Por outro lado, quando o problema da prisão de ventre se instala, pode ser interessante consultar um médico, ao invés de se entregar ao uso crônico de laxantes.

Há inclusive estudos que apontam que o uso da medicina tradicional chinesa, em especial a acupuntura pode ajudar no funcionamento do intestino.

De qualquer maneira, corrigir o problema da prisão de ventre começa cuidando de nossos hábitos diários, de modo a conquistarmos uma atividade intestinal mais saudável.

Dicas de leitura:
Lin LW, Fu YT, Dunning T, Zhang AL, Ho TH, Duke M, Lo SK. Efficacy of Traditional Chinese Medicine for the Management of Constipation: A Systematic Review. J Altern Complement Med. [Epub ahead of print]

*Motilidade: Capacidade de um ser vivo ou de um de seus órgãos, mover-se espontaneamente (motilidade dos intestinos). Fonte: iDicionário Aulete