Reike: técnica de aplicação de energia pelas mãos realmente funciona?

por Elisa Kozasa

Um paciente com câncer em estágio terminal deita-se em uma maca. O terapeuta simplesmente toca com atenção e gentileza alguns pontos de seu corpo, concentrando-se cerca de cinco minutos em cada um deles. Após cerca de meia hora, o paciente se levanta e relata estar se sentindo aliviado e mais disposto. Esta é uma cena que descreve brevemente uma sessão de reiki.

Continua após publicidade

Há algum tempo, esta prática tem ao menos despertado curiosidade: o reiki. Trata-se de uma prática de aplicação de energia curativa pelas mãos, realizada por um profissional devidamente treinado na técnica. O indivíduo que vai receber a aplicação, fica em geral deitado e o terapeuta vai colocando suas mãos sobre determinados pontos do corpo com o intuito de emanar uma energia curativa para o cliente. Esse tipo de prática gera várias questões:

Será que funciona? Será que existe essa energia?

Apesar dessas questões não estarem completamente respondidas, o próprio National Institutes of Health, órgão que regulamente as práticas em saúde nos Estados Unidos, tem o reiki como uma das práticas incluídas em setores de cuidados paliativos.

Pessoas com câncer metastático, problemas cardiovasculares, enfisema, transtornos mentais, têm procurado essa prática em hospitais e clínicas que cuidam do gerenciamente e alívio da dor física e mental.

Continua após publicidade

Uma experiência interessante ocorre no Pain and Palliative Care Service do Warren Grant Magnuson Clinical Center em Maryland nos Estados Unidos. Nesse serviço, a partir do momento em que se observou que os pacientes tinham um rápido alívio do estresse com essa prática, ela começou a ser utilizada nos cuidados paliativos. Além dos mestres reiki, pessoas treinadas e iniciadas na prática, os próprios pacientes e seus familiares têm sido treinados na técnica que pode ser autoaplicada também.

Os praticantes de reiki acreditam que a prática pode ser utilizada não apenas para alívio de males físicos, mas também psicossociais e espirituais. Os estudos científicos nesta área estão apenas começando, mas devido à fama que a prática obteve a partir de seus praticantes e de seus clientes, ela está sendo utilizada em várias clínicas importantes como terapia complementar.

Respostas para qual é a natureza dessa energia, e até que ponto existe a influência de um efeito placebo não estão respondidas ainda. Mas devido à ausência de contraindicações, e da própria solicitação dos pacientes por experimentar seu uso, tem se tornado um importante adjuvante no alívio do estresse e de dores físicas.

Continua após publicidade

Dicas de leitura

Paliative care services at the NIH includes reiki and other mind-body modalities. Advances in Mind Body Medicine. Summer 20(2):30-31, 2004.