Chegou o vestibular e estou em dúvida sobre minha opção

Por Valéria Meirelles  

Além do mais tenho medo de iniciar um curso e não ser como eu pensava

Continua após publicidade

Resposta: Infelizmente temos que optar por uma profissão muito precocemente. Suas dúvidas são pertinentes e legítimas.

Não posso lhe dar a resposta pronta, mas posso ajudá-la a pensar. Reflita sobre seu futuro: como quer estar e de que maneira? Como pesquisadora? Quais são as profissões em sua família? Há médicos? Dentistas? Pense em sua vida lá na frente e você como dentista e médica. Em qual das duas opções sente-se melhor, feliz? Está disposta a fazer todos os sacrifícios que pede a medicina: plantões e residência?. Qual das profissões tem mais a ver com seu estilo pessoal, se gosta muito de sair, viajar, dedicar-se às pessoas em sofrimento, etc…

Quanto ao seu medo, é uma questão de buscar saber de onde ele vem: quantas vezes na vida se sentiu assim? O que fez para superá-lo? Acredito que ao se decidir por uma profissão, o medo possa desaparecer ou diminuir. Sucesso!

Por que não consigo concluir os projetos que inicio?
Sou casada, tenho uma filha e tenho sofrido muito com as dificuldades financeiras. Meu sonho é me tornar independente.

Continua após publicidade

Resposta: Vamos pensar juntas: quantas vezes na vida concluiu um projeto? Como foi finalizá-lo? Há quanto tempo não consegue atingir seus objetivos? Como as pessoas ao seu redor reagiram? Quais os modelos de sucesso em sua família? Você é a única que não se considera independente?

Sabe, para ter autoconfiança é preciso antes de mais nada ACREDITAR em si mesma e nos próprios recursos, você consegue?

Não é porque sua vida está difícil que ela é difícil. Pense em formas de mudar. E eu lhe pergunto: você está pronta para crescer e assumir os riscos de decidir, escolher e progredir? O que aconteceria a si mesma e à sua família caso tivesse sucesso?

Continua após publicidade

Parece que à medida que aumenta seu medo decepcionar os outros, mais as pressões aumentam e mais se afasta de seus seus sonhos.

Invista em si mesma e tente esquecer um pouco as pessoas que estão ao seu redor, focando o máximo em seus objetivos, na busca de felicidade. Permita-se ser feliz!{

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.