Vya Estelar entrevista a iogue indiana Dadi Gulzar

Por Angelo Medina


Dadi Gulzar: 'Cada ser humano possui pelo menos uma especialidade que o difere de todos os demais'

Continua após publicidade

Foi mais de um mês de conversas para Vya Estelar conseguir esta entrevista exclusiva com a iogue indiana Dadi Gulzar. Ela tem 78 anos e pratica Raja Yoga desde os dez anos de idade.

Através do silêncio, da meditação e de sua conexão com Deus ela conseguiu nunca sentir inveja ou raiva em toda a sua vida. Nesta entrevista ela nos ensina como lidar com a inveja e a raiva.

Ela é uma das diretoras da Organização *Brahma Kumaris e coordena as escolas da entidade na Índia.
* Organização internacional sem fins lucrativos que trabalha por uma mudança positiva em todos os setores da sociedade.

Vya Estelar – A que a senhora atribui o fato de nunca ter sentido raiva ou inveja na vida?

Continua após publicidade

Dadi Gulzar – As experiências espirituais que tive logo que entrei na Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris me revelaram que a verdadeira natureza da alma é a paz. Onde há paz não pode haver raiva ou inveja. Quando aceito as pessoas e as cenas da vida, nada e ninguém consegue roubar a minha paz.

Vya Estelar – O que faz no fundo uma pessoa sentir inveja da outra?

Dadi Gulzar – A origem da inveja é a falta de auto-respeito. Imagine um jardim com vários tipos de flores. Cada uma possui cor e fragância diferentes, mas todas são belas. Da mesma forma, cada ser humano possui pelo menos uma especialidade que o difere de todos os demais. Algo muito, muito singular. Quando não consigo enxergar o meu próprio valor, passo a desejar o valor do outro. Este sentimento não é benéfico nem para mim, nem para o outro.

Continua após publicidade

Vya Estelar – O que a pessoa deve fazer para se livrar da inveja?

Dadi Gulzar – Primeiro, ela deve procurar reconhecer suas principais qualidades. Segundo, ela deve praticá-las. Quando me torno a personificação dessas qualidades, me sinto satisfeito comigo, me sinto completo. Eu fico feliz ao ver o sucesso dos outros. Esses bons votos em relação aos outros voltam para mim. E assim eu me livro da inveja. A meditação Raja Yoga ajuda muito nesse processo. Ela permite criar uma conexão com a Fonte de Luz e Poder. E a alma se preenche de bons sentimentos.

Considere a raiva como sendo sua inimiga. Não a convide para sentar e tomar chá com você. Previna-se porque ela é muito esperta.

Vya Estelar – Como a pessoa deve fazer para lidar com a raiva na hora que ela surgir ou mesmo evitar sentir raiva de um modo freqüente?

Dadi Gulzar – A raiva não faz parte de mim. Quando tive essa percepção pela primeira vez – e eu era muito jovem naquela época – ficou fácil identificá-la e conquistá-la. Somos originalmente seres de paz, pureza, amor, verdade e felicidade. Quando digo isso para mim mesma, em meditação, essas qualidades vêm à tona e a raiva entra num sono profundo. Quanto mais intensa for a prática da meditação, mais intensamente nos livramos da raiva. Considere a raiva como sendo sua inimiga. Por isso nunca deixe-a entrar em suas palavras, em seus olhos, em seu coração. Não a convide para sentar e tomar chá com você. Previna-se porque ela é muito esperta. Mas se mesmo assim ela vier até você, seja um observador desapegado. Separe-se mentalmente da situação ou da pessoa que está lhe causando raiva e observe tudo com uma certa distância e indiferença. Se você praticar isso várias vezes, você conseguirá evitar a raiva.

Vya Estelar – A senhora diz que se sente "chamada" para ser uma das colaboradoras na tarefa de rejuvenescimento do mundo. Como foi esse chamado e o que seria esse rejuvenescimento?

Dadi Gulzar – Vivemos agora o período da história chamado de Confluência. Confluência entre a negatividade e a positividade. Podemos escolher entre viver na escuridão da ignorância ou na luz do conhecimento. O meu futuro e o futuro do mundo dependerá dessa escolha. Eu escolhi a luz, este foi o meu chamado. Quando tive as primeiras experiências de conexão com Deus em meditação, tive o sentimento de dedicar minha vida ao aprofundamento espiritual. O mundo está precisando de mais doçura, mais respeito, mais amor. Para isso nós precisamos nos tornar mais serenos, felizes e preenchidos. Quando isso acontece, nos tornamos um exemplo diante do mundo, nos tornamos um ajudante de Deus.