Vya Estelar entrevista discípula de Deepak Chopra

por Ângelo Medina

Demi Moore, Madonna, Sharon Stone e Donna Karan possuem algo em comum, além do megaestrelado. Realizam uma busca diária do autoconhecimento. Para tanto, são assessorados pelo médico indiano Dr. Deepak Chopra. Radicado nos EUA, há quase 50 anos, Deepak reside em La Joia – Califórnia – onde fundou o Chopra Center for well being.

Continua após publicidade

Não é à toa que as celebridades recrutam seu trabalho. Chopra lançou mais de 25 livros voltados para a área do autoconhecimento e ultrapassa a astronômica casa dos 10 milhões de livros vendidos, nos quatro cantos do planeta. O trabalho realizado para estas estrelas é centrado na meditação baseada em antigas tradições da Índia – veja uma de suas técnicas de meditação no final desta matéria – e na Magia da Cura: introdução aos princípios corpo e mente, baseado no antigo sistema de Cura Ayurveda (ayus – vida; veda-conhecimento).

O ponto de partida de toda esta metodologia, está sintetizado, de forma prática, em seus livros As Sete Leis Espirituais do Sucesso e Criando Prosperidade – E. Best Seller. Vya Estelar entrevistou Márcia de Lucca, única discípula brasileira formada por Deepak e diretora do CIYMA – Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda com sede em São Paulo.

Sobre a iniciada, o Dr Deepak enviou um e-mail com a seguinte avaliação: "Márcia de Lucca é o nosso elo com o Brasil. Ela tem feito parte da família Chopra há muito tempo. Nós devemos a Márcia muito, na medida em que ela tem trabalhado incessantemente para maximizar a divulgação do trabalho de Chopra no Brasil".

A relação de confiança não pára por aí. A entrevista subitamente é interrompida. Era uma ligação dos EUA, para Márcia atender uma solicitação de Chopra. Ir para Itália tratar de uma pessoa que no momento se encontrava doente e impossibilitada de ir até o Chopra Center.

Continua após publicidade

Nesta entrevista Márcia fala como Deepak encara sua relação com as megaestrelas e mostra o caminho das pedras para a realização espontânea dos desejos. Aliás Deepak vem ao Brasil, no mës de outubro, para realizar palestras sobre este tema.

Vya Estelar – Como é a relação de Deepak com as celebridades?

Márcia De Lucca – Deepak oferece o mesmo tratamento que daria a qualquer outra pessoa que o procurasse. Considera estas pessoas "normais". O fato de serem notórias para ele não faz a menor diferença.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Deepak poderia ser considerado uma espécie de guru destas personalidades?

Márcia de Lucca – Ele não gosta de ser considerado um guru. Ele diz que o verdadeiro e único guru, que nós devemos seguir, é o guru existente dentro de nós. É a nossa voz interna. Devemos seguir a nossa intuição e não devemos colocar a nossa expectativa num guru, que ao mesmo tempo é um ser humano, pois todos nós temos qualidades e defeitos. Num determinado momento da vida, o defeito destas pessoas aparecem e aí você se decepciona. Deepak se considera um ser humano normal com defeitos e qualidades.

Vya Estelar – O trabalho que o Dr. Deepak faz com os famosos, segue as técnicas e metodologia utilizadas em seus livros?

Márcia De Lucca – Sim. Nos livros As Sete Leis Espirituais do Sucesso e no Criando Prosperidade não só está o trabalho desenvolvido com estas personalidades, como também uma tradução simples e direta da filosofia dos vedas – escrituras sagradas da Índia surgidas há cinco mil anos.

Vya Estelar – Por qual dos dois livros a pessoa deve tomar um primeiro contato sobre a metodologia de Deepak?

Márcia De Lucca – Embora ele tenha lançado as As Sete Leis posteriormente ao Criando Prosperidade, eu sugiro que comece pelas Sete Leis, pois o conteúdo é genérico. Serve para todos os aspectos de sua vida e o Criando Prosperidade e voltado específicamente para este tema. Para complementar, sugiro o Caminho do Mago que traz o mesmo conteúdo dos anteriores, porém numa linguagem mais profunda.

Vya Estelar – Qual é o caminho para se criar a abundância e a prosperidade?

Márcia de Lucca – Deepak acha que a abundância é inerente ao ser humano. Da mesma maneira que a natureza é abundante; o ser humano tem direito à abundância na vida dele. Nós conseguimos criar esta abundância através das nossas atitudes e das nossas experiências. A meditação além de ser um caminho para o autooconhecimento é a maior ferramenta para a realização dos desejos. É o portal para o seu contato com o universo. A abundância e a prosperidade não é nada mais além do que a energia do universo, que você utiliza em seu próprio benefício.  

"A meditação é o grande segredo"

Vya Estelar – Qual é o segredo do sucesso?

Márcia de Lucca – Estando no silêncio o ser humano está em seu estado natural, modo como você estava na hora do seu nascimento. Com o burburinho da mente, o ego toma conta e o ser humano se afasta desta essência perfeita, o seu espírito. Mas quando você medita, aquietando gradativamente as ondas mentais, você entra em contato com o silêncio, retorna ao seu estado natural e começa a resgatar esta perfeição. A meditação traz de volta a sua potencialidade maior. Aí você passa a ter direito à abundância, à saúde perfeita e à prosperidade. No silêncio está o campo das infinitas possibilidades. A meditação é o grande segredo.

Vya Estelar – Como funciona este processo?

Márcia de Lucca – A meditação é a base do trabalho do Dr. Deepak. A única forma de você atingir o silêncio é habitando o vão, o espaço vazio entre dois pensamentos, denominado de gap (intervalo) pelo Dr. Deepak. Através do gap, você entra em contato com o silêncio. A perfeição começa a voltar para você. A memória começa a ser resgatada. As células de seu corpo começam a ser relembradas daquela memória de perfeição, existente no momento em que você nasceu, inerente ao seu Eu e ao Universo. Estas alterações vão se manisfestar não só no seu corpo físico, como também no seu cotidiano, propiciando a manifestação dos seus desejos.

Vya Estelar – Qual é a relação de meditação e destino?

Márcia de Lucca – O Dr Chopra nomeou isto de sincrodestino. A sincronicidade que a meditação gera faz com o que seu destino mude. Você começa a meditar. Aí a sua intuição começa a ser desenvolvida. Você pensa numa pessoa é aquela pessoa te liga. Você precisa de algo e aquela pessoa aparece e te dá aquilo que você estava precisando naquele momento.

Segundo os vedas, com a meditação, você pode alterar dois terços de seu carma

Vya Estelar – Para Deepak qual é o conceito de carma?

Márcia de Lucca – Para ele carma é simplesmente uma ação . E como qualquer ação gera uma reação, independente de ser boa ou má. Até o ato de tomar uma simples xícara de café está associado ao seu carma. O carma é uma ação. Cada ação gera nas células do seu corpo uma memória e esta memória gera novamente o desejo de tomar um café. Segundo os vedas, com a meditação você consegue alterar dois terços do carma. Meditar é como lavar a roupa suja num riacho que aos poucos vai se limpando.

Vya Estelar – O que é ser um mago?

Márcia de Lucca – Mago é a pessoa que conseguiu trazer muito deste campo da pura potencialidade para si. O estado natural que você estava na hora do seu nascimento. É uma pessoa que atingiu ou está perto de um estado de consciência pura e consciência plena.

Técnica de meditação do Dr. Deepak Chopra  

Meditação baseada na técnica da respiração

A pessoa senta numa posição confortável. A coluna tem que estar ereta, com a boca e os olhos fechados. Nem é necessário estar na posição tradicional de yoga. Em seguida, a pessoa coloca a atenção na respiração. A pessoa começa a observar a respiração entrando e saindo pelas narinas. À medida em que você volta sua atenção para a respiração as ondas mentais vão se aquietando gradativamente. O ideal é fazer 20 minutos logo cedo ou 20 minutos no final da tarde ou antes do jantar. O Dr. Deepak deixa claro porém que qualquer tipo de meditação é valida. Uma pessoa por exemplo pensando num mantra sem pronunciá-lo também consegue adquirir este estado de silêncio.