Controle melhor o estresse

por Rosemeire Zago

Durante a maior parte do tempo, seja no trabalho, no estudo, no trânsito, com a família e até no lazer, vivemos nos confrontando com situações geradoras de tensão. O mecanismo do estresse depende da própria lógica do organismo, que desenvolve reações diversificadas para adaptar-se às mudanças do ambiente. Quando as situações exigem grande esforço de adaptação e nos sentimos forçados a realizar mais do que suportamos, nos cobramos mais e mais, podendo vivenciar os sintomas do estresse.

Continua após publicidade

Cobrança interna causa estresse

O desgaste a que nos submetemos fica mais evidente na relação de trabalho, consumindo grande parte de nosso tempo e energia. O trabalho além de ser fonte de subsistência, pode e deve ser um meio de satisfação, realização e prazer. Não devemos contudo, permitir que se torne uma verdadeira prisão e sofrimento, achando que só nós podemos realizá-lo. Para muitos, ser eficiente implica em manter-se o tempo todo ocupado, se o outro não o pressiona, ele próprio o faz. Muitas vezes não é a pressão externa que causa o estresse, mas a própria cobrança interna. Foi constatado que não é a quantidade de trabalho que causa o estresse, e sim a maneira pela qual executamos as nossas tarefas e compromissos.

Mulheres são mais vulneráveis

Embora se saiba que as mulheres são mais vulneráveis ao estresse em função da dupla jornada de trabalho e das tensões ligadas à menstruação, gravidez, abortos e menopausa, elas acabam buscando bodes expiatórios que aliviam suas tensões, são mais emotivas, choram, desabafam com amigas, buscam mais facilmente auxílio profissional, enquanto os homens guardam tudo o que estão sentindo só para eles. Os homens possuem muito mais dificuldades em assumirem seus próprios limites e demostrarem suas emoções, tornando-os muito mais tensos e propensos ao estresse.

Continua após publicidade

A cada instante nos adaptamos às exigências do mundo externo ou interno, fazendo com que o tempo pareça estar cada vez mais escasso para realizarmos tudo o que é preciso. Em conseqüência, precisamos "fazer tempo", principalmente para nós mesmos, pois tendemos a nos descuidar, deixando-nos em segundo plano. É preciso ficar atento se você está constantemente lutando contra o tempo e vivendo em ritmo acelerado. Quem é perfeccionista, crítico ou competitivo, centralizando todo o trabalho para si é um forte candidato ao estresse.

Consulte um médico

Não decida por si mesmo que está eestresseado. Consulte seu médico, pois o estresse pode apresentar-se como sintoma de alguma doença física. Se tem algo a ser tratado, providencie o tratamento. Se depois de um exame geral feito pelo seu médico, não for encontrada qualquer anomalia, as causas podem ser psicológicas em função da tensão emocional. Constantemente somos obrigados a enfrentar momentos de frustrações, conflitos, mágoas, perdas, ressentimentos e hostilidade, situações estas que nos deixam excessivamente cansados.

Continua após publicidade

Você já reparou que às vezes, após um desentendimento ou briga, sente-se muito mais cansado que depois de um dia de trabalho? A sensação é de terem sugado toda sua energia. O desgaste emocional por vezes consome muito mais energia que os esforços físicos. É preciso lembrar que o organismo e a mente precisam de descanso para evitar a sobrecarga. Para renovar e repor as energias é preciso descanso.

Dicas para aliviar as tensões

Há várias maneiras de aliviar as tensões do dia-a-dia, pode ser por meio de relaxamentos, meditações, viagens, ouvir música. Ou ainda mexer na terra, andar na areia da praia, estar próximo da natureza. Mais importante que descobrir sua melhor maneira de relaxar, é fazê-lo. Enquanto descansa, conserve sua mente livre das preocupações do seu cotidiano. Procure interpretar as mensagens que seu corpo lhe transmite. Quando seu corpo pedir descanso, seja qual motivo for, não o ignore. Procure dormir e alimentar-se adequadamente.

Trocar um pensamento negativo por dois positivos também pode ajudar. Nada no universo é absoluto, tudo é relativo. A forma de ver e perceber as coisas pode alviar ou agravar o estresse.

Trate da mesma forma suas emoções, demonstrando-as quando sentir necessário. Aprenda a colocar limites em suas atividades. As pessoas tendem a ter muita dificuldade para se divertirem. Temos horário para acordar, estudar, trabalhar, mas não para o lazer. Programe momentos para divertir-se, pois é importante para sua saúde física e mental tanto quanto o trabalho. Apesar de tudo, o estresse pode ter um lado positivo: ele é um sinal de alerta, que avisa que podemos adoecer real e gravemente, indicando o limite de nosso corpo e de nossa mente, mostrando que é hora de parar.