Todos possuem uma imperfeição fascinante

por Ângelo Medina

A célebre frase do poeta Vinicius de Moraes, "Desculpem-me as feias, mas beleza é fundamental", além do ranço machista, é coisa do passado.

Continua após publicidade

E será que beleza realmente põe mesa? Beleza põe mesa sim, mas não serve ao conceito meramente reducionista da aparência. A beleza é hoje, um prato que deve ser posto à mesa do bem-estar.

Nesta entrevista ao Vya Estelar, a especialista em cosmetologia Sonia Corazza, autora do livro Beleza Inteligente, explica o que é este conceito e o que você deve fazer para exercer a sua beleza de forma inteligente. Ela diz que todos possuem uma imperfeição fascinante. Ela fornece os quatro cuidados básicos que se deve ter com a pele no verão e revela quais são os cinco inimigos da beleza. Ela conta por que existe a epidemia loura.

Vya Estelar – O que é Beleza Inteligente?

Sonia – Beleza Inteligente é o bem-estar advindo de uma vida com hábitos saudáveis de alimentação, atividade física realmente incorporada à realidade de cada um e uma rotina de higiene e tratamento cosmético adequada à cada necessidade. A Beleza Inteligente é a qualidade adquirida de uma vida harmônica, onde os padrões estéticos são particularizados, respeitando as caracteristicas de cada indivíduo, visando desenvolver o potencial único de cada pessoa.

Continua após publicidade

A Beleza Inteligente trouxe à realidade de milhões de padrões de cabelos, cores, tamanhos e formas de nádegas, peitos, ombros e coxas. Não existem medidas perfeitas, existem medidas adequadas, não existem mais tabelas de peso, existem limites de massa corpórea, não existe mais necessidade de uma pessoa de etnia caucasiana estar morena jambo da-cor-do-pecado, porque o “pecado” também pode ser branco, amarelo ou negro.

Ser belo hoje significa estar saudavelmente equilibrado consigo mesmo e com o mundo

Vya Estelar – A Beleza Inteligente também seria uma preocupação masculina?

Continua após publicidade

Sonia – É uma preocupação de todos!Independente de sexo, idade, raça, estado civil, seita, etc…Beleza Inteligente é a busca pelo equilíbrio total, físico, mental e emocional. Os homens passam por um momento importante de transição em sua história de cuidados pessoais, o meio ambiente agressivo, a excessiva exposição à radiação solar, a competitividade e o stress atacam o sistema de defesa do corpo, alterando a aparência dos seres humanos em geral.

A visão masculina de cuidado pessoal está sendo transformada, melhorada com o desenvolvimento de uma cosmética especifica para sua pele, corpo e cabelos. A comunidade Beleza Inteligente acredita que o homem moderno é aquele que busca informações a respeito de problemas e cuidados com a saúde e estética masculina procurando respostas diretas e atuais no universo masculino.

Vya Estelar – Como adquirir uma beleza inteligente?

Sonia – Adquirir informação idônea é fundamental para exercer a beleza de forma inteligente. É preciso conhecer a si mesmo e então buscar o que sua anatomo-fisiologia necessita. Sabendo qual é seu tipo de cabelo, é possível escolher quais serão os ingredientes certos para, por exemplo, lavar, condicionar, estilizar os fios, e obter o visual desejado. É preciso acabar com a informação falsa, sem fundamento, pois este é o único caminho para que as pessoas parem de procurar “ milagres em potes”, esperando que cosméticos ou plásticas resolvam seus problemas de todas as origens.

Vya Estelar – Por que a beleza fascina tanto as pessoas? Beleza põe mesa?

Sonia – O conceito de beleza é muito passageiro. É só fazer um passeio pela história da humanidade, e não precisa ir muito longe, para notar como os padrões estéticos se alteram com facilidade. O cuidado pessoal, sem dúvida, encanta as pessoas, somos massacrados por uma mídia poderosa, que impõe imagens fortes a cada segundo – é um mundo de muito dinheiro. Mas o que não se pode admitir é a busca desenfreada, frenética mesmo, por um tipo físico que não tem nada a ver com o de cada um. Não dá para se transformar na modelo ou no ator do momento, há que se respeitar cada biótipo, cada rotina de vida, cada querer, cada pessoa, como única. O que é belo para a cultura oriental pode ser impróprio para um escandinavo.

Vya Estelar – Em relação à beleza teria um ponto em específico que você consideraria como sendo a maior preocupação entre as mulheres?

Sonia – É muito cultural. A mulher brasileira, por exemplo, não se preocupa com a pele do rosto, só começa a tratar a pele já na casa dos 30 anos. Cuida do corpo e dos cabelos, exagera no perfume, na maquilagem.

Já a européia deixa para segundo plano o bumbum e se concentra no rosto. As americanas médias valorizam muito peitos e cabelos. Não há como se generalizar.

A minha dica é sempre procurar o equilíbrio, seja na rotina diária de cuidados com a pele, nos exercícios físicos constantes, na alimentação balanceada, no equilíbrio emocional e espiritual – a velha regra da “ mente sã em corpo são”.

Vya Estelar – Quais os principais cuidados que devemos ter com a pele no verão?

Sônia – Cerca de 75% da exposição solar acumulada durante toda a vida ocorre até os 20 anos de idade, sendo muito importante a proteção solar bem antes desta faixa etária. Os efeitos do sol são cumulativos, portanto o sol entre 10 e 16 horas é proibido, neste período a radiação solar é mais intensa.  

Quatro cuidados básicos com a pele no verão

– Use filtro solar com FPS 15 ou mais em todo o corpo. Reaplique o filtro solar a cada 2 horas, principalmente quando for à água ou transpirar muito.

– Proteja se com chapéu, que deve cobrir as orelhas, nariz e lábios. Isso também reduz o risco de desenvolver catarata mais tarde.

-Alguns remédios fazem com que a pele fique mais sensível ao sol. Quando o médico prescrever alguma medicação, pergunte se o sol deve ser evitado.

– O calor e o excesso de luz ameaçam os fios de cabelo, afetam a cutícula tornando-os ressecados e porosos. Além do sol, outro fator prejudicial no verão é o hábito da lavagem freqüente, que remove a proteção lipídica natural. Mesmo os delicados cabelos das crianças precisam de produtos específicos, contento filtros solares e emolientes adequados. Para a praia ou piscina o uso de formulações sem enxágüe garante uma película protetora aos fios.

Vya Estelar – O que seria uma imperfeição fascinante?

Sonia – Ah! Sem dúvida uma imperfeição fascinante é o nariz pronunciado demais da Gisele Bündchen, os lábios fora de esquadro do Val Kilmer, os fios muito brancos de cabelo do Richard Gere, as olheiras da Fernanda Torres, o excesso de peso do Jô Soares, os cabelos ralinhos da Xuxa, a visão meio estrábica da Luciana Gimenez, as rugas na testa do Pirce Brosnan, a desproporção entre cintura e quadril da Ellen Roche, e mais um trilhão de sinais de inúmeros desconhecidos, gente que passa diariamente pela vida, gente cheia de maravilhosas imperfeições fascinantes!

Vya Estelar – A insônia seria realmente o maior inimigo da beleza ou seria algum outro?

Sonia – O sono é fundamental no processo de equilíbrio orgânico, reações fundamentais para a manutenção da nossa vida ocorrem neste período, mas existem outros vilões, como a bebida, as drogas, o cigarro, o sedentarismo, a alimentação fast-food e até o mau-caratismo, que resultam em uma péssima aparência.

Vya Estelar – Por que existe a epidemia loura?

Sonia – A obsessão por pele e cabelos claros é muito antiga. Conta a lenda que Psyché foi buscar no inferno o segredo da pele branca da deusa Vênus, trazendo a cerusa, ou alvaiade, para compor suas fórmulas mágicas. Nas fábulas infantis a bruxa sempre tem cabelos pretos, a princesa sempre é loira. Numa pesquisa recente, patrocinada pela Lóreal de Paris, um teste de DNA revelou que até Ramsés tingia os cabelos de loiro!

Vya Estelar – Como passar corretamente um perfume ou extrato?

Sonia – Os perfumes devem ser dosados conforme sua concentração, body splashes ou águas perfumadas podem ser pulverizadas no corpo todo após o banho. Parfum de toillete e outras versões mais concentradas devem ser aplicadas cautelosamente em locais longe da ação do sol, como dobras de pernas, na nuca, no peito e entre os seios. E não se esqueça de que nosso nariz possui células olfativas que se saturam com o estímulo causado pelo perfume, pode ser que você não sinta mais nada, mas todos a sua volta estão sentindo, portanto nunca exagere!

Vya Estelar – Existe um modo de ser bonito sem gastar dinheiro?

Sonia – Claro! Beleza Inteligente é sinônimo de auto-cuidado e respeito por si próprio. Uma boa alimentação, rica em vegetais frescos, com verduras, legumes, frutas, pouca carne, leite magro e ovos não custa caro é só faz bem. Comida fast-food, industrializada e frituras são bem mais custosas e péssimas. Caminhadas diárias até o ponto do ônibus, subir escadas entre os andares, lavar o quintal e varrer a casa também não custam nada e contam muitos pontos positivos. Um bom banho, com um sabonete de pH próximo da neutralidade, ou ligeiramente ácido, garante a higiene e manutenção da flora equilibrada sobre a pele. Evitar a exposição exagerada ao sol usando chapéus e bonés não é caro.

Vya Estelar – Quais seriam os principais inimigos da beleza?  

Os cinco principais inimigos da beleza

– Mau hálito – verificar a quantas anda sua alimentação e processo digestivo, caprichar na escovação dos dentes, evitar doces e alimentos potencialmente fermentáveis.

– Celulite – Cuidar da alimentação, ingestão de líquidos, adotar as caminhadas diárias e a auto-massagem como rotinas fundamentais.

– Estrias- É um quadro multi-fatorial, mas evitar os aumentos e perdas de peso constantes, cuidar da parte hormonal visitando regularmente o ginecologista.

– Gorduras localizadas- Alimentação equilibrada e exercício físico ajudam muito!

– Caspa – Lavagem de 2 a 3 vezes por semana com um shampoo específico, contento agente anti-microbiano, como octopirox.

Vya Estelar – De que forma a Beleza Inteligente está associada ao bem-estar e à qualidade de vida?

Da mais completa forma, Beleza Inteligente é a adução de hábitos de vida equilibrados, que proporcionem bem-estar e incrementam a qualidade da vida de cada pessoa. As pessoas burras que me perdoem, mas inteligência é fundamental para se obter beleza!