Feng Shui: a sabedoria de harmonizar ambientes e pessoas

por Angelo Medina

Sucesso, prosperidade, fama, trabalho, amizade, um grande amor e saúde… Quem não deseja ativar estas áreas da vida? Uma forma de fazer isto, é através da técnica chinesa do Feng Shui, surgida há mais de quatro mil anos.

Continua após publicidade

Vya Estelar entrevistou o consultor de Feng Shui Franco Guizzetti. Saiba porque o banheiro é um ponto importante dentro de uma residência ou empresa. Conheça o Ba Gua e os princípios básicos do Feng Shui.

Aprenda como decorar sua casa, mesa de escritório ou escrivaninha, para ativar as áreas mais preciosas da sua vida. Veja como deve ser um quarto de casal e o que você deve fazer ou evitar na hora de adquirir um imóvel. Guizetti apresenta uma série de dicas práticas para você aplicar em sua residência.

Vya Estelar – O que vem a ser o Feng Shui?

Franco – Feng Shui, que se pronuncia " fong suei", é uma técnica chinesa, surgida há mais de quatro mil anos, que estuda a circulação da energia vital no ambiente – a Energia Chi. Harmonizando as pessoas com o mesmo.

Continua após publicidade

Energia Chi = energia vital

Franco – A energia Chi está em todas as coisas do mundo e proporciona vida aos elementos da natureza. Esta energia é levada pelas correntes do Feng (vento) e Shui (água). Podemos, através da análise da circulação da energia Chi, determinar o local mais favorável para construção de uma casa. A energia Chi visa equilibrar as energias vitais de um determinado espaço: escritório ou residência…

Ao atrair a energia Chi (positiva) para dentro de um local, este nos dará a energia necessária para termos equilíbrio, paz, prosperidade, saúde, sabedoria e sorte em nossas vidas.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Como se atinge o equilíbrio desta energia?

Franco – Através do estudo do movimento do Chi (energia vital) e do posicionamento do Ba Gua

Vya Estelar – O que vem a ser o Ba Gua?

Franco – Ferramenta do Feng Shui que serve para mapear os pontos energéticos de um ambiente. O Ba Gua é um octógono dividido em oito partes relacionados com aspectos de nossas vidas: trabalho e carreira; conhecimento e espiritualidade, família e saúde; fortuna e prosperidade; fama e sucesso, amor e relacionamentos, criatividade e filhos; amigos e viagens. Normalmente, é colocado sobre a planta da casa , com a área do trabalho, sobre a porta principal.

Vya Estelar – Quais objetos, devem ser colocados em cada uma destas áreas do ambiente, representados pelo Ba Gua, para que estes aspectos da vida sejam ativados?

Por Franco Guizzete

As áreas reprsentadas pelo Ba Gua

Trabalho e carreira

Diplomas, premiações, escrivaninha e mesa de computador. Objetos de cor preta, e azul. Uma pequena fonte ou aquário, mas a água tem que ser corrente, pois representa a abundância. O elemento predominante desta área é o água.

Conhecimento ou Espiritualidade

Livros e imagens de Santos ou "Deuses" e o computador. Objetos de cor bege ou terra. O elemento predominante desta área é o terra.

Família e Saúde

Foto da família ou de familiares, uma árvore ou representação simbólica dela. Objetos de cor verde ou marrom. O elemento predominante desta área é o madeira. Pode-se colocar qualquer objeto ou enfeite de madeira.

Fortuna e Prosperidade

Fonte de água, aquário, objetos de ouro ou de cor dourada, figura do sol, trigo e a imagem de um rio. O elemento predominante desta área é o madeira. Pode-se colocar qualquer objeto ou enfeite de madeira.

Fama e Sucesso

Premiações, troféus ou imagens que representem fama e idolatria. Objetos de cor vermelha. O elemento predominante desta área é o fogo.

Relacionamento e Amor

Foto do casal, pares de objetos em geral – imagens do sol e e da lua, dois quadros, dois bichinhos – ou o coração. O elemento predominante nesta área é o terra. Pode-se colocar um vaso de plantas na cor terra.

Criatividade e filhos

Escrivaninha de estudo, biblioteca, objetos de arte ou instrumentos musicais. Objetos de cor branca, prata ou ouro. O elemento predominante desta área é o metal. Pode-se colocar objetos de metal.

Amigos e viagens

Mural de fotos de amigos, cartões recebidos, presentes de amigos, telefone e o computador. Objetos de cor prata, branco e ouro. O elemento predominante desta área e o metal. Pode-se colocar objetos de metal.

Vya Estelar – Porque o banheiro é uma área tão importante?

Franco – O banheiro tem como elemento predominante a água, de onde vem a abundância. Através dos ralos e do vaso sanitário a água vai embora. Então para que não haja fuga de dinheiro em sua vida, é fundamental que a porta, o vaso sanitário e os ralos do banheiro sejam mantidos sempre fechados após o uso. Cores verde ou amarelo são legais no banheiro. E se tiver um elemento madeira idem. Se o banheiro puder ser construído "fora" da casa é melhor, como se fosse um cômodo à parte.

Vya Estelar – Quais locais devem ser evitados na hora de comprar uma residência?

Franco – Curva brusca em direção à residência.

Se a casa fica numa junção "T" ou "Y", a casa recebe a energia do tráfego da rua. Uma solução que ameniza este problema, quando já se comprou um imóvel nestas condições, é pendurar um espelho convexo com um Ba Gua, acima da porta de entrada.

Deve-se evitar os seguintes vizinhos – de frente, lado ou fundo: delegacias, cemitérios, hospitais, matadouros, boates e bares, torre de alta tensão e antenas grandes de retransmissao. A solução no caso de quem possui imóvel nestas condições é proteger-se da visão utilizando muro alto, árvores e bambus.Pode-se amenizar o problema utilizando o espelho convexo com o Ba Gua – à venda em qualquer loja de artigos esotéricos.

Residência próxima de rio

Franco – Casa voltada para a frente de rio ou lagoa, com água corrente limpa, vai prosperar.

Evitar residências próxima à curva acentuada de um rio ou um rio que passe próximo aos fundos da casa. A solução no caso de quem possui imóvel nestas condições é proteger-se da visão utilizando muro alto, árvores e bambus. Pode-se amenizar o problema utilizando o espelho convexo com o Ba Gua.

Vya Estelar – Como deve ser a construção de uma casa?

Franco – A frente deve ter uma visão ampla e atrás um muro bem alto. É como se formasse a cabeceira de uma cama.

Vya Estelar – Dê umas dicas práticas de feng shui?

Evite entulhos, papel e lixo parados.

Mantenha o sótão ou o porão sempre limpos.

Evite deixar objetos parados nos armários.

Mantenha a casa sempre limpa – a sensação de bem estar da limpeza faz muito bem à saúde e ao espírito.

Não deixe a cama em que você dorme alinhada com a porta do quarto; ou seja, quando você entrar no quarto você não pode dar de cara com a cama.

Não deixe objetos ou móveis obstruindo a porta principal.

Evite dormir embaixo de vigas, entenda-se também prateleiras, armários e estantes.

Mantenha a fachada da casa conservada e limpa.

Não tenha no quarto espelho que reflita a pessoa dormindo – para os chineses é como você se ver morto.

De vez quando pinte a casa, isto renova a energia. Cores legais são branco, salmão rosa e creme.

Flores, plantas e aquários dão vida à casa

Como deve ser o quarto de casal

Pintura neutra sem excesso de azul ou vermelho, inclusive a roupa de cama.

Use cores como rosa, salmão e creme.

Não colocar santuário no quarto. Enfim, o quarto de casal não é um local de reza.

Não coloque objetos de trabalho como computador, escrivaninha e pranchetas.

Televisão não deve ficar no quarto, devido à energia eletroestática.

No caso de suite, não deixe a porta do banheiro aberta.

O ambiente deve ser romântico, aconchegante e com detalhes que simbolizem e representem a intimidade do casal.

Ba Gua: para mesa de escritório ou escrivaninha

O Ba Gua deve ser colocado com a área do trabalho voltada para a cadeira.

Lado esquerdo inferior – Conhecimento

Dicionário, livro ou computador

Lado esquerdo do meio – Família

Foto da família

Lado esquerdo superior – Prosperidade

Objeto de cor dourada ou arranjo de girassóis

Lado superior do meio – Fama

Imagem ou objeto que represente fama ou idolatria

Lado direito superior – Relacionamento

Foto do casal ou objeto em pares

Lado direito do meio – Criatividade

Computador livro, agenda de idéias ou projetos futuros.

Lado Inferior Direito – Amigos