Aromaterapia: a cura pelas plantas

por Ângelo Medina

É saudável, para a mente e o corpo, respirar aromas agradáveis, vindo das plantas. Atualmente, a ciência já reconhece o poder terapêutico dos óleos essenciais extraídos das plantas. O estudo desses aromas é feito pela aromaterapia, ao combinar o uso destes óleos, que não são perfumes, com a massagem corporal, compressas, banhos e inalação; para promover saúde e bem estar.

Continua após publicidade

Na França, só os médicos podem prescrever receitas desses óleos. No Brasil, você deve procurar um profissional da área, no caso um aromaterapeuta. O uso em excesso do óleo pode provocar justamente efeito contrário, já que este é altamente concentrado. Uma gota de óleo equivale a trinta xícaras de chá.

Os óleos são eficazes contra stress, tensão, depressão, ansiedade, insônia, TPM, raiva, queda de cabelos, artrite, má circulação, problemas de pele, enxaquecas, contusões de esporte.

No Brasil, bancos e empresas de telemarketing já harmonizam seus ambientes com o uso de óleos essenciais, pois ajudam na concentração e na cooperação entre colegas de trabalho.

Vya Estelar entrevistou a aromaterapeuta Yvone Beisert. Além de ensinar várias receitas, ela explica como aromatizar um jantar romântico e como tornar a sua noite mais quente com aromas afrodisíacos. Beisert ensina técnicas de massagem e como agir no caso de contusões musculares ou Ler – Lesão por Esforço Repetido.

Continua após publicidade

Vya Estelar – O que é aromaterapia?

Yvone – É a combinação do uso de óleos essenciais com a massagem corporal, compressas, banhos e inalação para promover saúde e bem estar da mente e do corpo. É bom ressaltar que os aromas não são perfumes, mas óleos essenciais extraídos das plantas.

Vya Estelar – Aonde e quando surgiu a aromaterapia?

Continua após publicidade

Yvone – As origens da aromaterapia estão na antigüidade, embora seu nome tenha apenas algumas décadas. Na França, em 1920, o químico René Maurice Gattefossé, descobriu que o óleo de lavanda curava rapidamente uma queimadura em sua mão e que muitos óleos essenciais eram bons antissépiticos. A partir daí, ele inventou o termo aromaterapia.

Vya Estelar – Em quais circunstâncias podem ser aplicados os óleos essenciais?

Yvone – São eficazes contra stress, tensão, depressão, ansiedade, insônia, TPM, raiva, queda de cabelos, artrite, má circulação, problemas de pele, enxaquecas, contusões de esporte. Isto só para mencionar os mais comuns.

Vya Estelar – Quais óleos utilizo para harmonizar o ambiente e que acabam dando uma sensação de bem estar?

Yvone – Utilizar gerânio com bergamota no queimador de seis a 10 gotas, conforme o tamanho do ambiente.  

Vya Estelar – Como utilizar aromaterapia num jantar romântico?

Yvone – Coloque uma vela grande com três gotas de jasmim, ou gerânio com bergamota, ou lavanda. Acenda a vela e pingue. Dentro destas três gotas, descubra a combinação que mais lhe agrade.  

Confira se o óleo é 100% puro

Vya Estelar – Como é a aplicação da aromaterapia na culinária?

Yvone – Você pode utilizar óleos de gengibre, laranja, limão, nós moscada e pimenta do reino em pratos que tenham a erva. Coloque somente uma gota para dar aquele toque a mais. É fundamental colocar óleo puro. Não use óleo sintético. Só os importados parecem levar a sério o enunciado nos rótulos, se dizem 100% puro, pode acreditar.

Vya Estelar – Qual é a relação da aromaterapia com a personalidade?

Yvone – As pessoas acabam, naturalmente, procurando aromas que as façam se sentir bem. Não trabalho com esta linha, mas não descarto uma linha esotérica.  

Vya Estelar – Como seria uma técnica para massagem?

Yvone – Massagear as costas e os ombros de baixo da parte lombar para cabeça, com as mãos e não com as pontas dos dedos. Nos ombros, do braço até a cabeça, sempre com as mãos e não com as pontas dos dedos. Massagear com firmeza. Porém, nem muito forte e nem muito leve para não provocar cócegas.

Vya Estelar – Como é a aplicação da aromaterapia na Lesão por esforço repetido ou contusão muscular?

Yvone – Utilizar uma mistura de óleos com compressa quente (10 minutos) e gelada (vinte minutos) na região lesada – alternando compressa quente fria. Usar uma combinação de camomila romana, camomila alemã, manjerona e lavanda. Uma gota de cada e a compressa com meia xícara de água quente. A toalha dobrada em quatro e uma bolsa de água quente e uma de gelo batido.

Vya Estelar – O que é reflexologia?

Yvone – É uma massagem que leva em consideração os reflexos situados nos pés e que através da acupressão em pontos específicos, estimula todos os órgãos do corpo humano.