Feng Shui na cozinha: em pratos limpos

por Ângelo Medina

Uma fogueira cercada de pedras. Esta foi a primeira cozinha da história da humanidade, surgida há 250 mil anos, quando o homem aprendeu a manipular o fogo. Para o Feng Shui, a importância da cozinha se deve ao fato de que ela é o *arquétipo do fogo, transformador, alquímico e aquecedor.

Continua após publicidade

* "Modelos" psicológicos em forma de papéis ou "scripts" que habitam o inconsciente coletivo.

Nesta Entrevista ao Vya Estelar Roberto Goldkorn, autor do livro Feng Para Brasileiros a Cozinha – E.Campus, explica porque a cozinha é a rainha da casa. Adverte que a cozinha mal cuidada pode provocar doenças de pele. Revela a importância da sala de jantar. Explica qual é o local e o formato ideal de uma cozinha. Fala como cores, sabores, formas e cheiros influenciam no ambiente e fornece 10 dicas práticas de Feng Shui. Saiba como deve ser o prato adequado a esta técnica milenar.

Vya Estelar – Por que Feng Shui na cozinha?

Roberto Goldkorn – Há 250 mil anos, o homem descobriu que podia manipular o fogo. A partir daí, descobriu que o fogo servia para impedir que ele morresse de frio e que servia para afastar os animais ferozes.

Continua após publicidade

Perto do fogo

O homem descobriu uma coisa sensacional; que o fogo poderia cozer certos alimentos e torná-los mais palátaveis e digeríveis. Com esse domínio do fogo a vida do homem mudou. À medida em que ele dominava o fogo externo, físico, ele despertava dentro dele o domínio do fogo psicológico, que é o fogo da criatividade e do intelecto.

Cozinha ancestral

Continua após publicidade

A fogueira cercada de pedras foi a primeira cozinha. Em tudo que a gente concebe hoje, surgiu em torno daquela cozinha. A cozinha é a mãe geradora de energia. É ali que você prepara a comida que vai manter a saúde, a vida e o dinheiro. Daí a importância da cozinha na vida e na habitação das pessoas.

Vya Estelar – Como é esta relação de cores, sabores, formas e cheiros para harmonizar a cozinha?

Roberto Goldkorn – A cozinha, como os demais aposentos, pode sofrer a mesma doença que aflige o resto da casa. Só que a cozinha é mais sensível a certas doenças, que não são tão nefastas em outros cômodos. A cozinha normalmente é monocromática, ou seja, toda bege, toda branca, toda gelo, ou toda creme. O monocromatismo leva a uma monotonia da criatividade, na hora de fazer a comida. Leva a uma apatia culinária.

Contrastes

Ao passo que a cozinha deve motivar a pessoa que vai preparar a comida. Portanto, a comida ideal no Feng Shui é a comida colorida, tendo verde, um pouco de vermelho, branco, amarelo, doce, salgado, mole e duro, sempre relativizando Yin e Yang. Este contraste é importante.

Prato deve ser colorido e bonito

É bom que se tenha na geladeira um monte de imãs coloridos e uma fruteira, mesmo que seja artificial, com variação de cores. A cor tem que ser um estimulante à criatividade na hora de preparar o alimento.

Vya Estelar – Qual é a posição ideal da cozinha numa casa?

Roberto Goldkorn – O ideal é que a cozinha ocupe mais ou menos um ponto eqüidistante – central – da casa ou que esteja perto da sala de jantar, perto da porta dos fundos, porque a cozinha está diretamente ligada ao intestino. Se a porta de entrada é a boca, a porta dos fundos é o intestino. Se isso não é possível, o ideal é que ela esteja próxima da sala ou mesa de jantar.

Vya Estelar – O que a pessoa deve fazer em uma cozinha que não esteja nestas condições?

Roberto Goldkorn – Dá para fazer uma certa correção, mas como é um problema de arquitetura, é um problema estrutural. Você pode compensar com luz e cores melhorando a circulação para sala de jantar. Outro dia, abri um "janela" na parede de uma cozinha, ligada à sala de jantar, para haver uma melhor circulação de energia entre a cozinha e o local aonde as pessoas vão comer.

Vya Estelar – O lixo na cozinha é ruim?

Roberto Goldkorn – Lixo é dejeto. É o que foi rejeitado é a morte. Na cozinha você produz a vida. Um lixinho em cima da pia não tem problema, uma lata de lixo, constantemente, ao lado fogão é problema. O fogão gera vida, o fogo criador. A mesma coisa em relação a geladeira, que tem uma energia paralisadora e congeladora. Ao passo que a do fogão é aceleradora e geradora. Elementos que energéticamente se conflitam, não devem ficar um em frente do outro. A geladeira só não pode ficar muito em frente ao fogão, mas do lado, tudo bem.

Vya Estelar – O que provoca na prática esta negatividade do lixo?

Roberto Goldkorn – Como o fogão é o grande ativador da energia, o grande alquimista. Qualquer energia antagônica, como a do lixo ou da geladeira, vai diminuir o ritmo da energia shi – a energia sutil que existe na natureza e dentro de uma casa. A energia fica estagnada, pelo mau cheiro do lixo, que é o hálito da morte ou bad shi. Isto pode causar problemas de ordem profissional, de saúde e de dinheiro para os habitantes da casa.

Vya Estelar – Como a luz age na cozinha?

Roberto Goldkorn – É importante que a cozinha seja bem iluminada. Como a cozinha é um aposento Yang precisa de luz, pois tudo na cozinha deve dar predominância para reforçar o elemento fogo. O elemento água entra como um elemento coadjuvante de terceira categoria. Quanto mais luz mais segurança. A luz ressalta as cores dos alimentos dando alegria.

Tutu de feijão: rango Yang  

Vya Estelar – Quais são os efeitos disso?

Roberto Goldkorn – A comida do Feng Shui não é emagrecedora e dietética, É uma comida que dá tesão, entusiasmo e motivação para a vida. Porque é uma comida muito Yang.

Vya Estelar – Como passar boa energia para os alimentos?

Roberto Goldkorn – Não ir para a cozinha, em hipótese alguma, se você não estiver bem fisicamente ou psicológicamente. Compre uma comida de fora ou tome um banho ou dê uma volta para melhorar, para depois cozinhar; pois a comida absorve muito a energia emocional, física e psicológica de quem está cozinhando. Você pode envenenar a comida com ódio, desânimo e negatividade. A comida feita com amor é o ideal. É importante comer conscientemente, pensando que o alimento vai melhorar a sua qualidade orgânica e vai te dar mais entusiasmo.

Vya Estelar – Pratos monocromáticos fazem mal?

Roberto Goldkorn – O monocromatismo na comida, no dia-a-dia, tira a vitalidade do organismo, levando a pessoa a ficar propensa a doenças e infeções.

Torta de maçã: um prato monocromático

Quase todas as frutas são Yin, exceto a maçã. Porém, todas as frutas desidratadas se "yanguizam"

Vya Estelar – Dicas de posicionamento na cozinha?

Roberto Goldkorn – O fogão cercado não é bom. Isto é, o fogão no meio, a geladeira à direita, uma pia à esquerda e vice-versa. Porque o fogão fica oprimido, por duas águas, por duas forças contrárias e perde a energia shi. Evite rachadura na parede, parede descascada, lâmpada quebrada, maçaneta da porta quebrada, azulejo faltando ou quebrado. São doenças conjunturais chatas nos outros cômodos, mas muito graves na cozinha, porque estas doenças estão ligadas à pele e à comida. Feita nestas condições, a comida pode provocar doenças de pele.

Segundo o Feng Shui a doença se manifesta no plano espiritual, desce para o psicológico e depois se manifesta no plano físico.

Vya Estelar – Como é esta associação entre o estado da casa e o indivíduo?

Roberto Goldkorn – Existe um analogia entre a casa e o indivíduo. Porta = boca, janela = olho, cozinha = estômago, banheiro = intestino e parede = pele.

Vya Estelar – O que é bacana na cozinha?

Roberto Goldkorn – É bacana na cozinha se puder ter na parede, em frente a pia, um parede vazada com vidro, para contemplar um jardim. O ato de lavar louça é muito monótono e negativo. Está ligado a água que corre e quem leva muita louça, perde muito energia das mãos. Então, seria bom se realimentar com um visual de vida, plantas, flores e árvores. Ouvir musica é bom.

Vya Estelar – Qual é o formato ideal da cozinha?

Roberto Goldkorn – O formato ideal é o quadrado ou retangular. Quanto menos recortado melhor, pois isso dificulta o fluxo da energia shi dentro da cozinha e evita a possibilidade de um canto morto. Todo espaço deve ser aproveitado. Caso contrário gera um bolsão de pus energético.

Vya Estelar – Num apartamento pequeno você, às vezes, tem a cozinha e a área ligados isso é ruim?

Roberto Goldkorn – Claro que sim. São estruturas antagônicas. No banheiro. você tem o lavabo que é o seu primo irmão, no quarto de dormir, você tem o escritório e o quarto de TV como semelhantes. A cozinha, ao contrário, é uma estrutura única. E essa promiscuidade muito forte entre cozinha e área de serviço não é boa. Isso pode causar problemas financeiros.

A cura

A pessoa pode criar algum tipo de divisão entre esta área de serviço e a cozinha, utilizando cores. Ela pinta a cozinha de uma cor e aonde acaba a cozinha ela pára. Cria-se uma fronteira, um perímetro. O ideal são cores como rosa, pêssego e o ocre.

Vya Estelar – Qual é a importância da sala de jantar?

Roberto Goldkorn – A sala de jantar é uma coisa curiosa. Porque pouca gente tem e mesmo as pessoas que têm, quase não usam. Toda estrutura montada deve ser usada ou pelo menos ativada de vez em quando. Se não aquela estrutura se atrofia. Se a pessoa não possui sala de jantar, deve-se criar um ambiente de jantar. Coloque um lustre em cima da mesa, para envolvê-la com luz, pinte uma das paredes para marcar este lugar, coloque um tapete embaixo da mesa e um biombo entre a porta de entrada e a mesa.

Vya Estelar – Quais são os benefícios?

Roberto Goldkorn – Benefícios para a saúde e melhora dos vínculos familiares. Quando não se tem um lugar designado para comer, as pessoas se disperçam e cada come numa hora.