Terapia do beijo

por Angelo Medina

Nesta entrevista ao Vya Estelar, o médico e escritor Eduardo Lambert, autor do livro A Terapia do Beijo, ED.Pensamento, fala como beijar, explica o significado dos lábios no beijo. Ele classifica o beijo em diversos tipos, comenta sobre suas zonas erógenas, fala sobre o significado dos sonhos com beijos e explica por que as prostitutas não gostam de ser beijadas. Eduardo mostra que o beijo, em suas diversas roupagens, pode curar e trazer vários benefícios, inclusive emagrecer.

Continua após publicidade

Vya Estelar – Por que encarar o beijo como uma terapia?

Eduardo – Tudo aquilo que faz com que o nosso organismo libere substâncias importantes para a nossa saúde, deve ser encarado como um processo terapêutico. O beijo está dentro deste processo porque libera as endorfinas -substâncias que também podem ser chamadas de hormônios da felicidade. As endorfinas provocam uma sensação de bem estar físico, emocional e um relaxamento geral. O beijo autêntico transmite, amor paz e união, aliVya tensões, espanta a solidão, traz a felicidade e a esperança. Enfim, um processo terapêutico de cura mútua.

Vya Estelar – Por que o beijo é o mais completo gesto da face?

Eduardo – O beijo envolve a participação de 29 músculos, sendo que 17 músculos são da língua. Por ser um trabalho muscular envolve queima de calorias. Um beijo queima de 12 a 15 calorias. Beijar emagrece. Uma hora de ato sexual, incluindo as preliminares, queimam-se de 600 a 800 calorias por hora.

Continua após publicidade

Vya Estelar – O que significa a ausência do beijo?

Eduardo – Neste caso, penso mais na relação a dois. Não só a ausência do beijo, mas quando o diálogo na vida a dois começa a diminuir também. O beijo é um termômetro da relação. Quando ele diminui ou acaba é sinal de que a relação está se deteriorando e precisa ser reavaliada.

Vya Estelar – Na prática por que o beijo é este termômetro?

Continua após publicidade

Eduardo – O beijo é uma manifestação de carinho e de ordem sexual. Porque o lábio superior representa a sensibilidade e o lábio inferior a sensualidade e a sexualidade. A boca é uma zona erógena primária, primitiva, tanto quanto as mamas e os órgãos genitais. Além do mais, a região oral, psicanaliticamente, é ligada à nossa fase sexual oral.

Principais Zonas Erógenas do Beijo

Órgãos genitais, mamas, boca, lóbulo da orelha, pescoço, nuca, axilas, umbigo, joelhos e dobras das juntas.

Vya Estelar – Como deve ser o beijo na boca?

Eduardo – Primeiro não se deve beijar por beijar. Em termos conceituais, o beijo é uma dança e, como tal, deve ter a harmonia entre os participantes, você não pode pisar no pé do outro,os movimentos devem estar sincronizados. Portanto, deve haver um movimento sincronizado entre os músculos dos lábios e da língua. Uma dança de sucção alternada, pois a boca é uma ventosa ela suga. Pode se inclusive beijar os dentes. À medida que você vai conhecendo a outra pessoa você pode ir aprofundando o beijo também. É saudável praticar e aprimorar.

Vya Estelar – Na área sexual, existem vários beijos: o francês, o tântrico, o erótico… Existiria algum que é o mais importante?

Eduardo – A relação a dois pode começar pelo beijo romântico ou pelo tântrico onde existe um profundo diálogo sexual. Então, todos esses beijos acontecem ao mesmo tempo numa relação a dois, passando-se, naturalmente de um para o outro, não havendo um mais importante do que o outro. Quanto mais diversificar melhor.

Vya Estelar – Por que as prostitutas não beijam?

Eduardo – O tão sonhado primeiro beijo, inconscientemente, está associado à imagem da "Bela Adormecida", para a mulher, e à imagem do "Príncipe Encantado" para o homem. Portanto, consciente e inconsciente, o beijo está ligado à questão do amor. O movimento do beijo é muito grande porque são dois órgãos similares que se encontram com um contato afetivo e energético profundo. Neste beijo encontra-se a plenitude da existência. O beijo pode ser o grande despertador do amor por isso que as prostitutas não beijam.

Vya Estelar – Por está ótica pode se dizer que o beijo é mais íntimo que uma transa?

Eduardo – Por esta ótica, para elas, sim, pois só beijam seus respectivos namorados. Tem gente que prefere inclusive beijar do que o próprio ato sexual.

Vya Estelar – O que representa a seguinte frase: "A boca é o arco, os lábios são a corda e a língua a flecha que atinge o alvo"?

Eduardo – É o significado do beijo no qual o casal se harmoniza, indicando que a aquele relacionamento poderá dar certo, ou não, caso as pessoas não se entendam neste território.

Vya Estelar – O que você tem a dizer sobre a química e a física do beijo?

Eduardo – Além das endorfinas e do cheiro, você pode despertar os hormônios da atração sexual. O beijo e o sexo oral revivem o ato da amamentação. A boca é um órgão do sentido. Se você beijar olhando para a outra pessoa você está beijando com um órgão do sentido a mais. Você olhando para a outra pessoa, inclusive para os olhos, você sente muito mais o que está acontecendo.

Vya Estelar – O beijo cura?

Eduardo – Entre os beijos citados no livro, acho muito importante o beijo da fraternidade. É um beijo de irmandade, através do qual podemos atingir as pessoas carentes, necessitadas de carinho, de afeto e de atenção, inclusive as pessoas doentes. Estes beijo propicia lembranças, pensamentos e sentimentos que permitem a sintetização das endorfinas.

Vya Estelar – O que é o mecanismo do beijo?

Eduardo – Seria tudo o que envolve o universo do beijo: a fisionomia do rosto, o trabalho muscular, a emoção, a sensação sexual, os estímulos, a oralidade, a boca como zona erógena e a flecha do cupido, despertanto o sentimento e até mesmo o ato de paquerar.

Vya Estelar – O que significa sonhar que está beijando?

Eduardo – Significa o desejo de ser beijado ou de transar. O sonho de se dar um beijo em uma criança é sinal de que se tem carinho por um empreendimento novo. A mulher sonhar que está sendo beijada, representa o desejo de amar e também de ter filhos. Pode ser também o poder de superestimação e de conquista.

Vya Estelar – Como é esta relação do beijo com a auto-estima?

Eduardo – Tem que se valorizar e ter amor próprio antes de amar alguém. Em frente ao espelho, beije e toque todas as áreas do corpo que puder alcançar.

Vya Estelar – Você classifica os beijos em vários tipos. Como é que você chegou nesta classificação?

Eduardo – Pesquisei muito, minha experiência de anos em consultório acaba entrando também na questão do beijo e da sexualidade, já que o ser humano é um todo.

Os principais tipos de beijo

O beijo erótico

Pode ser dado de várias maneiras, em todas as áreas erógenas que o casal permitir. A pressão e o esfregar com os lábios fechados, com a boca aberta, movimentando a língua, lambendo, penetrando, sugando, chupando, apertando com os dentes, mordiscando, mamando com suavidade ou com ardor. Use e abuse dos cinco sentidos.

O beijo francês

É o tradicional beijo de língua, no qual o homem introduz a língua na boca da mulher e vice-versa. Línguas se procuram e se acariciam. Pode-se acariciar com a língua os dentes e as gengivas.

O beijo romântico

É o beijo a dois que representa o sentimento de admiração de um pelo outro, como uma relação de dádiva e oferenda.

O beijo tântrico

Este beijo se caracteriza pelo encontro total do corpo e da alma. O ambiente propício, a luz adequada, os perfumes tudo contribui para que este beijo se torne inesquecível. Neste beijo, o leito é o templo do amor e permite uma maior integração física, uma conexão energética com a Fonte Inesgotável do Amor Universal.

O beijo água-com-açúcar

Sob o ponto de vista do macho, trata-se dos beijos dos antigos romances água-com-açúcar, no qual o homem se apodera da mulher, de uma forma devoradora, e ela se rende passivamente.

O beijo da amizade

Às vezes só as palavras não bastam. Aí surge o beijo de amizade, que é um essencial toque terapêutico, podendo devolver esperança, fé, confiança, calma e bem estar.