Que rei sou eu?

por Angelo Medina

Nesta entrevista ao Vya Estelar o terapeuta organizacional Gustavo Boog, autor do livro "Faça a Diferença", Ed.Infinito, ensina como construir sua competência pessoal e transformar seus potenciais em realidade. Faça um teste de 10 questões para conhecer a forma como você age na vida. Descubra se você age como um Rei, um Guerreiro, um Mago ou um Amante? Saiba quinze dicas para poder fazer a diferença na vida profissional.

Continua após publicidade

Vya Estelar – O que é ser competente?

Gustavo – A competência envolve três elementos básicos: saber fazer, querer fazer e poder fazer.

Elementos da competência

Saber fazer = conjunto de conhecimento, experiência, educação, treinamento e habilidades.

Continua após publicidade

Querer fazer = é a motivação, a vontade, a garra e a persistência. Esta motivação é que faz com que as pessoas façam a diferença na vida.

Poder fazer = é ter as condições técnicas para executar o trabalho, como um computador que funcione bem por exemplo.

Exemplo de uma pessoa que faz a diferença: o primeiro funcionário do Maracanã

Continua após publicidade

Em uma recente visita ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, conheci o seu primeiro funcionário, "Seu" Isaias Ambrósio. Um senhor com mais de 70 anos, aposentado. Poderia estar sentado no seu canto, como muitos aposentados, não fazendo nenhuma diferença. Ele trabalha como guia turístico e conta, com grande empolgação e motivação, histórias do início do Maracanã, do jogo inaugural, quando o Brasil perdeu para o Uruguai na final da Copa de 50 por 2×1. Um outro caso que conheço, é de um guarda de carros de uma agência bancária, que faz o seu trabalho com a maior disposição e alegria. Trata todos os clientes pelo nome. Fazer a diferença não depende de nível hieráquico, social, escolaridade, cultura ou de condições externas.

Vya Estelar – Qualquer um pode fazer a diferença?

Gustavo – Você pode fazer a diferença desde que você esteja disposto a assumir a responsabilidade por este processo, esteja disposto a se preparar para fazer a diferença, e reconheça que existe dentro de você este potencial e esta centelha divina.

Vya Estelar – O que é o poder pessoal?

Gustavo – É você estar no domínio da situação. Ter nas mãos as rédeas da própria vida. Não é ter poder autoritário, mas não se colocar como vítima do destino. Porque quando a pessoa se coloca como vítima, ela simplesmente se exime de qualquer tipo de responsabilidade. É preciso também ter uma auto-estima elevada. E necessário que a pessoa se aceite por inteiro e tenha consciência do seu real valor.

Vya Estelar – Como adquirir este poder pessoal?

Gustavo – É um trabalho de uma vida, que acontece gradualmente. Seu conjunto de metas e possibilidades se modificam durante a vida. Este poder se manifesta na sua profissão, nas suas relações de amizade, nos seus hobbies, nas suas relações familiares, na sua ação comunitária e social. É fundamental estabelecer um prazo para cumprir as metas, adequando suas potencialidades à sua meta, para que uma meta não se transforme num objeto de frustração.

Música de Gonzaguinha define o que é ser competente e poderoso.

"O que é, o que é" (Luiz Gonzaga Jr – Gonzaguinha)

Eu fico com a pureza das respostas das crianças: é a vida, é bonita e é bonita/
Viver e não ter a vergonha de ser feliz/
Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz/
Ah, meu Deus, eu sei, eu sei que a vida deVya ser bem melhor e será/
Mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita!/
E a vida, e a vida o que é, diga lá, meu irmão?/
Ela é a batida de um coração/
(…)
Somos nós que fazemos a vida/
Como der, ou puder ou quiser/
Sempre desejada por mais que esteja errada/
Ninguém quer a morte, só saúde e sorte/
É a pergunta agora que a cabeça agita/
Fico com a pureza das respostas das crianças: é a vida, é bonita, é bonita e é bonita!

Transformando potenciais em realidade

Vya Estelar – Como transformar os seus potenciais em realidade?

Gustavo – Existe um roteiro de navegação para isto, ou seja: Aonde estou hoje? Para onde eu quero ir? Qual é o caminho? No fundo o "fazer a diferença" e, adquirir o poder pessoal, é você responder, muito honestamente, (fala com ênfase) a estas três perguntas. Conhecer também suas habilidades (potencialidades – para atuar em cima delas) e saber como é a sua forma de agir. Se você age como um Rei, um Guerreiro, um Mago ou um Amante, ou seja, "Como é que eu sou?" – faça o teste.

Vya Estelar – Como é cada um destes quatro elementos?

GustavoO Mago possui o Elemento Terra, busca organizar e estruturar os processos. É um grande planejador.

O Amante possui o Elemento Água, está ligado às emoções e ao trabalho em equipe.

O Guerreiro possui o Elemento Fogo, assume uma missão e a leva às últimas conseqüências. É como um trator que executa tudo com garra.

O Rei possui o Elemento Ar, está sempre disposto a iniciar projetos novos, tem idéias criativas, senso de justiça e sabedoria.

Cada um de nós temos essas quatro forças. Devido às nossas características, educação e paradigmas, tendemos a valorizar mais alguns destes papéis.O desafio do profissional é equilibrar estas quatro vertentes.

Os quatro tipos são baseados nos quatro elementos da astrologia, ou seja, os elementos Terra, Água, Fogo e Ar. Porém, questões semânticas devem ser esclarecidas. O Rei no presente livro "Faça a Diferença" é considerado um Elemento Ar e não deve ser confundido com a palavra rei – muito ligada ao signo de Leão, que possui Elemento Fogo. (A.M)

Vya Estelar – Qual é o caminho para vencer o medo diante da vida?

Gustavo – O jornalista Elio Gaspari publicou num grande jornal uma história chamada "Lição de Coragem". Uma professora pede para um grupo de alunos uma redação sobre o tema coragem. Decorrido um ou dois minutos, um aluno entregou uma redação com apenas a seguinte frase "Coragem é isso". O aluno ganhou nota 10. Em vez de ficar pensando sobre a coragem ele tomou uma decisão e agiu colocando a coragem em prática.

Quinze dicas você para fazer a diferença

Abra mais espaço para as emoções e a intuição, ouça o que o seu coração diz.

Faça coisas que você ama. Ame as coisas que faz. Use seu tempo com sabedoria, dedicando-se ao que é realmente importante.

Defina e honre limites saudáveis em todos os relacionamentos. Não deixe os limites vagos ou sem definição. Construa limites, mas não muralhas.

Equilibre melhor a busca de resultados e a dimensão humana. Não seja um "trator" que esmaga as pessoas.

Equilibre melhor o falar e o ouvir.

Não julgue e não critique tanto.

Saiba o que se passa em sua área de trabalho. Vá aonde os fatos estão ocorrendo. Converse com as pessoas. Saia da sua cadeira!

Procure manter a tranqüilidade no meio do caos e da confusão. Nós somos donos de nossos pensamentos e de nossas emoções. Estar serenos é uma opção nossa.

Renda-se às evidências: se elas indicam um caminho diferente do seu, deixe o orgulho de lado. Aceite a realidade como ela é.

Não se preocupe e nem se aborreça tanto com as coisas. Um dia de cada vez.

Faça elogios, mas com sinceridade.

Esteja com seus velhos e novos amigos de tempos em tempos. Renove as relações.

Tome uma atitude de força, poder e positivismo.

Amplie continuamente seus conhecimentos. Esta é a base de seu sucesso pessoal e profissional.

Seja mais cuidadoso e carinhoso com você mesmo. Cuide-se melhor. Não seja tão exigente e tão implacável consigo mesmo.

Fonte: Faça a Diferença, Gustavo Boog, ED. Infinito, 215 pgs