Rir é o melhor remédio

por Angelo Medina

Contrair os músculos da face em conseqüência da alegria, ou mais precisamente, rir, pode ser o melhor remédio. O médico Eduardo Lambert, especializado em terapias holísticas, autor do livro, A Terapia do Riso, Editora Pensamento, considera o riso como uma terapia, que tem o objetivo de levantar o astral das pessoas, envolvendo auto-estima, amor próprio e o bom humor.

Continua após publicidade

Nesta entrevista ao Vya Estelar, Eduardo explica porque rir faz bem à saúde. Saiba quais são os órgãos afetados pelo ciúme e a inveja. O médico desvenda alguns tipos de personalidade a partir do riso e fornece 10 dicas para você praticar, segundo ele, a risoterapia, na sua vida. Leia três piadas para exercitar o seu lado cômico.

Vya Estelar – O que é a terapia do riso?

Eduardo – A terapia do riso ou a risoterapia é um método terapêutico existente desde a década de 60. Foi propagado pelo médico americano Hunter Adams chamado de "Patch Adams", que desde a sua época de estudante já implantava este método em hospitais e escolas. Ele observou o baixo estado de alegria e de humor em seus doentes. Então, resolveu introduzir a terapia do riso, ou seja, um descondicionamento de atitudes e hábitos perniciosos arraigados na personalidade para viver com amor e felicidade; envolvendo auto-estima, amor próprio e o bom humor.

Vya Estelar – Por que rir faz bem à saúde?

Continua após publicidade

Eduardo – O riso é um grande estimulador, suficiente para mandar uma ordem para o seu cérebro, a nível do hipotálamo, e sintetizar as endorfinas, mais precisamente as betas endorfinas, que são substâncias analgésicas similares as morfinas, mas com potência analgésica cem vezes maior. Estas substâncias são produzidas nas situações de riso, gargalhadas, alegria ou em toda a situação que te dá um certo bom humor.

Vya Estelar – Dentro desta escala haveria um benefício maior entre rir, sorrir, dar uma risada ou uma gargalhada?

Eduardo – Quanto mais gostosa a gargalhada ou mais efusiva a risada, maior será a síntese de produção de endorfinas, que podem ser chamadas inclusive de hormônios da felicidade. Não havendo assim uma escala para cada uma destas situações. Porque você pode ter uma gargalhada ou sorriso com uma intensidade maior ou menor. O que conta é qualidade desta gargalhada, desta risada ou deste sorriso. Isto vai ser sentido na sensação de bem estar, quanto maior for, maior será a síntese de betas endorfinas.

Continua após publicidade

Vya Estelar – O processo de cura sempre se dá pela produção de betas endorfinas no cérebro?

Eduardo – O processo de cura está ligado às betas endorfinas porque elas melhoram a circulação, a pressão arterial, relaxam os vasos, melhoram as defesas orgânicas contra infeções e alergias.

Vya Estelar – Qual é a relação do riso com os movimentos da musculatura da face?

Eduardo – O movimento da musculatura facial emite uma ordem para o cérebro produzir as endorfinas.

Vya Estelar – Rir ajuda a combater o infarto e doenças coronárias?

Eduardo – Ao rir você vai ter uma proteção cardiovascular, uma proteção vascular contra anginas, contra infartos, contra derrames e doenças vasculares. Não só a nível cardíaco como a nível cerebral. Porque o riso permite um relaxamento que ajuda a normalizar a respiração arterial. Se as pessoas tivessem o hábito de rir várias vezes ao dia, estariam amenizando a descarga de adrenalina no organismo e permitindo uma descarga de endorfinas.

Cuidado!

Pessoas mal humoradas, impacientes, irritadas, contrariadas, rígidas (inclusive consigo mesmas) e autoritárias vivem num processo de tensão muito maior e esta tensão propicia uma descarga muito maior de adrenalina e conseqüentemente uma pré-disposição maior para acidentes vasculares como os infartos, as anginas e até os derrames.

Vya Estelar – Quais são os órgãos beneficiados?

Eduardo – Fígado, coração e o aparelho digestivo são os mais beneficiados. As emoções negativas afetam o organismo. A inveja afeta o fígado, o ciúme pode afetar os órgãos do peito e do coração, o autoritarismo pode afetar o fígado e os rins; e provocar a formação de tumores e câncer.

Vya Estelar – Em quanto tempo a terapia do riso acelera o processo de cura?

Eduardo – Ao ativar o estado de alegria fazendo a pessoa sorrir, rir e gargalhar, aliadas também a outras terapias que ativam as endorfinas, como a terapia homeopata, a *terapia floral e a medicina ortomolecular, observamos que as melhoras são muito mais rápidas. Antes, as doenças demoravam um pouco mais para atingir uma melhora. Os dados são apenas baseados na observação clínica. Hospitais nos Estados Unidos que empregam a terapia do riso, observam que a melhora é mais rápida e o tempo de internação é menor.

*A medicina ortomolecular e a terapia floral não são reconhecidas como especialidades pelo CFM – Conselho Federal de Medicina, por serem destituídas de comprovação científicas suficientes.

Vya Estelar – Existiria um tempo determinado para a prática, da terapia do riso, pois num hospital nos EUA, em Houston (Texas), médicos e enfermeiras contam diariamente 15 minutos de piadas?

Eduardo – Acho que as pessoas deveriam dar dez olhares gostosos, dez sorrisos ou gargalhadas, dez abraços ou dez beijos, rir em conjunto é melhor porque é contagiante. É uma terapia bilateral que envolve a comunicação consigo mesmo e com o outro

"Eu gosto de sorrir para mim"

Rir, sorrir e relaxar, sempre que possível. Ao acordar chegue no espelho e dê uma olhada em você com amor, carinho e ternura e dê um sorriso de bom dia para você. Goste de você e valorize todas suas qualidades.

Vya Estelar – A tristeza é uma doença?

Eduardo – A depressão pode não ter motivos ou uma causa aparente, porque os motivos estão a nível inconsciente e em níveis profundos. Mas a tristeza tem motivos. Algo aconteceu e tirou o indivíduo de seu estado de equilíbrio e de alegria. A tristeza pode levar a uma doença física, pois a quebra do estado geral energético pode somatizar doenças.

Vya Estelar – Por que trabalhar com a terapia do riso e escrever este livro?

Eduardo – Porque está faltando para as pessoas a alegria de viver. Nos fomos gerados com alegria e amor pelo nosso Criador. E a gente vai perdendo esta alegria diante das circunstâncias de vida.

O riso e a personalidade

Sorriso aberto: ( tipo há!há!há!) em geral próprio de pessoas extrovertidas, amigas e leais.

Sorriso verdadeiro: demorado simétrico, provocando rugas nas pálpebras, instala-se gradualmente e se vai lentamente, despertando sinceridade e confiança.

Sorriso largo: próprio de pessoas abertas e generosas.

Riso constante: (tipo Olá! Bom diaaa!) É próprio da pessoa que está sempre contente e otimista demostrando força de caráter.

Riso contagiante ou vibrante: próprio de pessoas emotivas e otimistas, desperta a vontade de rir também.

Risos negativos

O riso negativo é ruim para quem o faz, já que a pessoa nãoi sintetiza todas as endorfinas que poderia sintetizar.

Riso de boca fechada: próprio de pessoas que controlam o que dizem.

Riso de lado: é do tipo falso. A pessoa disfarça o sorriso para que o outro não o perceba.

Riso falso: em geral é rápido tipo "acende apaga" e não provoca rugas de expressão ao redor dos olhos; é assimétrico pois o rosto fica imóvel.  

Rápido: próprio de pessoas egoístas, pessimistas ou introvertidas.

10 dicas para praticar a terapia do riso

1-) Ponha a vida em ordem. Organize bolsos, bolsas, armários, gavetas. Falta de tempo para sorrir e ser feliz é falta de método e organização. É preciso ter consciência disso para crescer e progredir.

2-) A felicidade vem de dentro, aspire ao direito de ser feliz. Entre em contato com o inconsciente despertando a energia vital através da fé coragem, criatividade, alegria e autoconhecimento.

3-) Tenha qualidade de vida : liberdade de agir e de fazer tudo com alegria, amor e bom humor. Relacione com a natureza. Coma com calma. Faça leituras saudáveis e positivas. Relaxe nos finais de semana e principalmente antes de dormir. Tenha uma alimentação balanceada com cereais, verduras, legumes, frutas, ovos e carnes brancas. Pratique esportes e faça terapias naturais. Tudo isso alegra o nosso corpo e a nossa mente.

4-) Tenha autoestima e amor próprio, quem não sorri não se ama. Ame-se estime-se e valorize-se.

5-) Com entusiasmo, viva o presente.

6-) Tenha sempre atitudes positivas perante tudo.

7-) Viva com a paz na consciência livre de culpas.

😎 Além do sorriso em frente ao espelho, reúna com amigos para contar histórias alegres e até piadas, inclusive no ambiente de trabalho.

9-) Ria até na adversidade. Encare a vida com bom humor até nas horas mais difíceis.

10- ) Goze a vida, faça tudo que é bom para você.

A história do riso

Hipócrates o pai da medicina no século IV ª.C já utilizava animações e brincadeiras na cura de pacientes.

Darwin pioneiro no estudo dos movimentos expressivos da comunicação não-verbal, classificou em seu livro "A expressão das emoções nos homens e nos animais" (1872) o sorriso e o riso entre os movimentos expressivos inatos e universais.

Na França, Jeanne Louisie Calmet, falecida em 1997 aos 122 anos afirmou que o segredo da longevidade é sorrir sempre.

Na Índia algumas empresas tem o costume de fazer uma sessão de riso antes de iniciar a jornada de trabalho. O resultado é um aumento considerável na produção, em decorrência do bem estar físico e emocional dos trabalhadores.

No final de novembro do ano passado, estudo feito pelo Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA), com a presença de especialistas de vários países, mostrou que rir protege contra infartos e doença coronárias.