Liderança espiritualizada; entenda este conceito

por Angelo Medina

Nesta entrevista ao Vya Estelar, o escritor especializado em RH Jair Moggi, que acaba de lançar o livro Como Integrar Liderança e Espiritualidade (Negócio Editora), explica por que é fundamental integrar espiritualidade e trabalho. Ele fornece seis dicas para você aprimorar sua visão espiritual e fala sobre a importância da meditação. Saiba também como aplicar a imaginação, a inspiração e a intuição no dia-a-dia.

Continua após publicidade

Vya Estelar – O que é espiritualidade?

Jair Moggi – Espiritualidade é uma coisa e religiosidade é outra. A espiritualidade é única, já as diversas religiões são caminhos diferentes para a espiritualidade.

O conceito de espiritualidade se caracteriza por possuir elementos comuns a todas as grandes religiões como o amor, o respeito à vida, o livre arbítrio, a esperança, a fé, a ética, a integração, a verdade, a bondade, a beleza, a igualdade, a fraternidade e a liberdade.

Ao se trabalhar com conceitos espirituais nas empresas, estamos falando em elevar os níveis de consciência sem perder de vista os resultados materiais.

Continua após publicidade

Vya Estelar – O que é uma liderança espiritualizada?

Jair Moggi – É uma liderança calcada em preceitos éticos e morais elevados. Qualquer decisão ou ação de um líder deve obedecer esses critérios para que possam fazer diferença no mundo físico e espiritual.

As Enros e as Parmalats da vida são apenas algum dos exemplos de escândalos morais e éticos que chegaram à mídia recentemente.

Continua após publicidade

Vya Eslelar – Como um líder faz para adquirir este desenvolvimento espiritual?

Jair Moggi – Fortalecer o pensar para compreender os fenômenos do mundo. Fortalecer o sentir para julgar com certeza o que é justo. E fortalecer o querer para interferir com coragem na vida.

Liderança espiritualizada não tem nada a ver com misticismo e volúpia espiritual, mas com auto-educação, autodesenvolvimento e autocondução a partir da própria essência espiritual

Vya Estelar – Quais são as condições para um desenvolvimento interior?

Jair Moggi – A condição básica para um caminho interior é o cultivo de um sentimento de devoção perante à verdade, à sabedoria e à vida. Quem teve a sorte de poder cultivar este sentimento quando criança, tem uma enorme vantagem sobre quem não teve.

Espiritualmente, podemos afirmar que quanto mais eu consigo me aprofundar no sentimento da devoção, tanto mais consigo erguer a cabeça acima das mazelas da vida diária e me colocar a caminho da integração espírito-matéria.

Esse sentimento de devoção é um alimento para a alma, assim como os elementos naturais são para o corpo. Ter calma também é fundamental para o desenvolvimento espiritual.

Criar diariamente alguns momentos de silêncio interior, onde tentaremos diferenciar o importante do corriqueiro. Esses são os momentos onde poderemos, conscientemente, com distanciamento, olhar para o pensar, sentir e querer por um outro ângulo.

Quem consegue se autodisciplinar para essa prática, percebe um poderoso efeito positivo no sentido de uma maior certeza interior de condução da vida e das situações do dia a dia.

Esse hábito, não precisa levar mais do que 5 a 10 minutos por dia. Nesse tipo de exercício, o importante é a regularidade. Após algumas semanas já sentiremos uma grande transformação interior. A nossa maneira de se comportar e de agir se torna mais calma e mais segura. Imprevistos já não conseguem mais nos atropelar. Seremos conduzidos cada vez mais pelo Eu e cada vez menos pelas circunstâncias externas.

Autocontrole

Para liderar a si próprio, é preciso ter coragem para descer ao porão da alma. Para ajudar na descida ao porão e, enfrentar as nossas sombras de maneira segura e produtiva, existem seis práticas:

Seis práticas para aprimorar sua visão espiritual

O Controle dos Pensamentos
O Domínio da Vontade
A Serenidade
A Positividade
A Receptividade Imparcial
O Equilíbrio

Vya Estelar – Por que meditar e quais são os seus efeitos?

Jair Moggi – A pessoa aprende: a estar acima do bem e do mal em qualquer situação; passa a ter maior domínio dos sentimentos; enxerga também o positivo; passa a não ter medo do desconhecido; desenvolve a capacidade de aceitação do novo; aprende a não ver as coisas sempre do mesmo ângulo; liberta-se da ditadura do passado; desenvolve seu "espírito da criança" ou da pureza e desenvolve a 'presença de espírito'.

Vya Estelar – O que é necessário para meditar?

Jair Moggi – Ter um local adequado. Não precisa ser um altar ou coisa parecida, estamos falando aqui de um local, onde você não seja interrompido, durante um certo período do dia, pode ser na sua casa ou no seu escritório. Definir um horário adequado. O melhor horário é pela manhã ou duas vezes ao longo do dia. Regularidade: diária como se fosse um hábito novo. Iniciar, buscando a calma interior: sentar-se de forma ereta, concentrar-se na respiração, fechar os olhos ou não. Geralmente quando ficamos de olhos abertos nos desconcentramos, mas se você conseguir se concentrar com os olhos abertos é o ideal, pois muitas pessoas quando fecham os olhos viajam literalmente.

Vya Estelar – Como é na prática uma ação ou uma decisão ética?

Jair Moggi – Basta se perguntar: Esta decisão ou ação contribui para a evolução do ser humano e da humanidade?
Trata-se da evolução das consciências: imaginativa, inspirativa e intuitiva.

Vya Estelar – O que são essas as consciências?

Imaginação é a capacidade de enxergar o invisível através do fortalecimento do pensar
Inspiração é a capacidade de ouvir o inaudível através do fortalecimento do sentir
Intuição é a capacidade de saber fazer o certo através do fortalecimento do querer

Vya Estelar – Algo mais a acrescentar em relação a integração entre espeiritualidade e trabalho?

Jair Moggi – Enquanto não conseguirmos romper com os paradigmas materialistas unilaterais, estreitos, não acharemos a saída da situação caótica em que se encontra a humanidade. Daí a emergência de novos paradigmas de liderança que considerem além dos aspectos materiais, também os aspectos psíquicos, sociais e espirituais.

Jair Moggi é economista, advogado, Mestre em Administração de Empresas (FEA-USP). É especializado em RH pela FGV- SP.